Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 22 de Dezembro de 2025

Noticias

Fumantes têm risco duas vezes maior de ter um AVC, alerta especialista

12 de Setembro de 2023 as 07h 49min

Neurocirurgião destaca os perigos associados ao tabagismo e uso de cigarro eletrônico – Foto: Divulgação

O cigarro tem em sua composição mais de 4,7 mil substâncias químicas, apresentando um risco significativo para a saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 250 delas são reconhecidas como prejudiciais, destacando-se como fatores de risco para diversas doenças graves, incluindo o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o Dr. Victor Hugo Espíndola, neurocirurgião e especialista em doenças cerebrovasculares, fumantes têm duas vezes mais chances de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "O cigarro contém substâncias que atuam na parede das artérias, enfraquecendo-as e propiciando a formação de placas de gordura, podendo obstruir as artérias e interromper o fluxo sanguíneo, levando ao infarto ou AVC", explica o médico.

Os cigarros eletrônicos também apresentam riscos significativos à saúde devido às substâncias químicas presentes em seus vapores, que podem danificar as paredes arteriais. A noção equivocada de que esses dispositivos são uma alternativa segura está sendo desmentida pelos dados emergentes. O neurocirurgião destaca: “Já existem estudos mostrando que pessoas que consomem cigarro eletrônico têm 15% maior chance de desenvolverem AVC antes dos 50 anos", alerta o especialista.

Segundo Espíndola, os riscos do tabagismo não se limitam apenas aos fumantes ativos. “Fumantes passivos, aqueles que inalam a fumaça do tabaco emitida por outros, também podem sofrer com diversos problemas”, ressalta o neurocirurgião.

Para o médico, a abordagem multidisciplinar é fundamental para oferecer suporte aos pacientes, ajudando-os a superar o vício e a enfrentar os desafios emocionais e físicos associados ao processo de abandono do cigarro.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Central de Vagas passa a utilizar Telegram para comunicação com os pais e responsáveis por alunos

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 05h 18min


Procon detalha regras para troca de produtos comprados no físico e online

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 13h 21min


Cientistas desenvolvem mini coração humano para estudos sobre arritmia

Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 11h 18min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025