Noticias
Fundação MT expande ações de pesquisa para o Extremo Norte
02 de Fevereiro de 2025 as 09h 46min
Pesquisa e serviços agronômicos são realizados por meio de uma vitrine de cultivares - Foto: Fundação MT
Uma vitrine de cultivares foi instalada pela Fundação Mato Grosso (Fundação MT) em Alta Floresta. O intuito é reforçar os esforços em torno da pesquisa agronômica e analisar o comportamento das plantas em um ambiente de baixa altitude e alta proximidade com a linha do Equador.
A vitrine conta com 61 cultivares de soja, representando 19 empresas obtentoras e diferentes plataformas tecnológicas, segundo a entidade. A previsão é que a colheita, com avaliação das variedades, deve ocorrer nos próximos 40 dias.
A Fundação Mato Grosso pontua que a região do extremo norte do estado tem se tornado um novo foco de trabalho visto as suas peculiaridades ambientais. A região apresenta desafios significativos para a agricultura. Entre eles estão a distribuição regular de chuvas, temperaturas elevadas, alta radiação solar e diversidade de tipos de solo.
Essas características, salienta a Fundação Mato Grosso, tornam a região uma área prioritária para estudos que possam auxiliar na expansão agrícola sustentável, alinhada às demandas do bioma amazônico.
Segundo Daniela Dalla Costa, pesquisadora da Fundação, a diversidade genética das cultivares permite uma análise aprofundada sobre a adaptação dos materiais às condições locais das lavouras localizadas no extremo norte de Mato Grosso.
“Além de compreender o comportamento das variedades, o estudo fornece informações cruciais para o posicionamento de materiais genéticos, beneficiando diretamente os produtores locais. Os resultados são fundamentais para desenvolver estratégias de manejo mais eficientes e sustentáveis”, explica Daniella, que é especialista em fitotecnia.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min
Lucas do Rio Verde avança no projeto de universalização do saneamento básico
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 14h 07min
Medidas protetivas garantem proteção a mais de 17 mil mulheres no estado
Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 13h 07min
