Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Fungo que causa doença grave é descoberto por pesquisadores

02 de Abril de 2025 as 05h 20min

Fungo fica alojado no solo, e ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões — Foto: Reprodução

Pesquisadores do Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), em Cuiabá, descobriram uma nova espécie de fungo denominado Paracoccidioides lutzii, causador da doença da Paracoccidioidomicose (PCM), uma infecção fúngica que afeta trabalhadores rurais, garimpeiros e pessoas em contato direto ou indireto com o solo.

De acordo com os pesquisadores, o fungo fica alojado no solo e, ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões.

A infecção pode causar sequelas pulmonares crônicas, como fibrose pulmonar, além de uma série de manifestações clínicas típicas, como úlceras na mucosa oral, nasal, gânglios cervicais, lesões na pele, em ossos e problemas nos olhos.

Ainda conforme as pesquisas, os homens são mais acometidos pela doença em uma proporção de 14 para 1 em relação às mulheres. O hormônio estrogênio exerce um efeito protetor, reduzindo os casos entre mulheres antes da puberdade e após a menopausa.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a doutora Rosane Hahn, a Paracoccidioidomicose não possui cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. Os casos são acompanhados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Atualmente, o Ministério da Saúde está financiando um projeto para esse grupo de pesquisadores obterem um antígeno que possa ser utilizado em laboratórios dos estados brasileiros (LACENs).

A pesquisadora coordena um projeto em parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), que visa obter amostras de sangue de indivíduos envolvidos com agricultura familiar para realização da sorologia.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

Caixa Econômica amplia crédito habitacional com novas regras

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 08h 45min


Protetores bacterianos são essenciais para o sucesso da inoculação na soja

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 07h 43min


Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min


Jornal Online

Edição nº1654- 15/10/2025