Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 03 de Abril de 2025

Noticias

Fungo que causa doença grave é descoberto por pesquisadores

02 de Abril de 2025 as 05h 20min

Fungo fica alojado no solo, e ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões — Foto: Reprodução

Pesquisadores do Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), em Cuiabá, descobriram uma nova espécie de fungo denominado Paracoccidioides lutzii, causador da doença da Paracoccidioidomicose (PCM), uma infecção fúngica que afeta trabalhadores rurais, garimpeiros e pessoas em contato direto ou indireto com o solo.

De acordo com os pesquisadores, o fungo fica alojado no solo e, ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões.

A infecção pode causar sequelas pulmonares crônicas, como fibrose pulmonar, além de uma série de manifestações clínicas típicas, como úlceras na mucosa oral, nasal, gânglios cervicais, lesões na pele, em ossos e problemas nos olhos.

Ainda conforme as pesquisas, os homens são mais acometidos pela doença em uma proporção de 14 para 1 em relação às mulheres. O hormônio estrogênio exerce um efeito protetor, reduzindo os casos entre mulheres antes da puberdade e após a menopausa.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a doutora Rosane Hahn, a Paracoccidioidomicose não possui cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. Os casos são acompanhados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Atualmente, o Ministério da Saúde está financiando um projeto para esse grupo de pesquisadores obterem um antígeno que possa ser utilizado em laboratórios dos estados brasileiros (LACENs).

A pesquisadora coordena um projeto em parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), que visa obter amostras de sangue de indivíduos envolvidos com agricultura familiar para realização da sorologia.

Fonte: DA REPORTAGEM - G1-MT

Veja Mais

MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais

Publicado em 03 de Abril de 2025 ás 07h 51min


Entrega de 200 filtros de água para famílias sem acesso à água potável

Publicado em 03 de Abril de 2025 ás 06h 49min


Comissão tem empate em votação que discute sobre a linguagem neutra

Publicado em 03 de Abril de 2025 ás 05h 50min


Jornal Online

Edição nº1515 - 03/04/2025