Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

GAÚCHA DO NORTE Produtora investe na produção de pitaya

Irene trabalha com viveiro de mudas há 6 anos e despertou a curiosidade após ler uma matéria

27 de Março de 2021 as 06h 20min

​​​​​​​Pitaya também é chamada de “fruta-dragão” – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Popularmente chamada de “fruta-dragão”, a pitaya é uma fruta que chama a atenção pela sua beleza em um primeiro momento. Originária do México e de países da América Central, associada a riqueza de vitaminas, nutrientes e sabor, a pitaya tem conquistado seu espaço no Médio Araguaia, primeiramente em Canarana.

Recentemente, em Gaúcha do Norte, a pioneira na produção é Irene Flach Lenz. A produtora trabalha com viveiro de mudas há cerca de seis anos e despertou a curiosidade após ler uma matéria sobre a produção da pitaya em uma propriedade de Canarana.

“Pesquisei sobre a fruta, manejo, cultivo e cuidados e logo visitei a propriedade da ‘Maria’ Rita em Canarana. Foi ali que comprei as primeiras mudas e peguei muitas dicas para a produção da pitaya. Rita me apoiou muito e continua ajudando com sua experiência”, disse Irene.

Com uma janela de produção de novembro a abril, em dezembro de 2020, foram plantadas as primeiras 120 mudas de pitaya. Com três meses já foram colhidos os primeiros frutos, isso porque as mudas já eram grandes e foram tiradas em período de floração.

Com área de dois hectares destinado a produção e com adubação puramente orgânica, o objetivo da produtora é implantar em breve todas as estruturas de pergolados nas plantas e expandir o plantio para mil pés até final deste ano e posteriormente até três mil pés.

“Com a produção pretendo não só abastecer Gaúcha do Norte, mas também Primavera do Leste, Sorriso e Rondonópolis, que consomem a fruta que vem de grandes centros como São Paulo, lugares muito distantes, que para aguentar esse transporte as frutas precisam ser ainda um pouco verde”, apontou a produtora.

Quatro variedades de pitaya são cultivadas na propriedade: a de casca vermelha com polpa roxa, casca vermelha com polpa branca, casca amarela e polpa branca e a variedade Costa Rica, que também tem a casca vermelha e a polpa roxa, mas que se destaca pela sua doçura. “A doçura da pitaya é medida pelo brique, e esta Costa Rica é a variedade que tem o maior brique, é a mais doce entre as variedades”, comentou a produtora.

 

VIVEIRO

Na propriedade localizada há pouco mais de um km da cidade, Irene também cultiva seu viveiro de mudas que leva o nome de ‘Sempre Verde’, onde são estimadas mais de 40 mil mudas desde plantas voltadas para reflorestamento, ornamentais e pomares. “Tudo é trabalho, é investimento, mas é muito bom trabalhar com o que a gente gosta”, finalizou Irene.

Veja Mais

Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024