Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 20 de Janeiro de 2025

Noticias

Galinhas soltas, felizes e produtores esperançosos em Chapada dos Guimarães

13 de Novembro de 2024 as 10h 39min

Produtores passaram a enxergar o potencial da avicultura como fonte de renda – Foto: Divulgação

Aves criadas soltas, livres para fazer e comer o que quiserem. É assim que funciona hoje a avicultura no Rancho Oliveira, em Chapada dos Guimarães. A produção de ovos caipiras e frangos é apenas uma das atividades desenvolvidas na propriedade.

O Rancho Oliveira é uma das 30 propriedades atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Mato Grosso no município, conhecido mais pelas suas belas cachoeiras e potencial turístico.

A propriedade possui 22 hectares. O produtor Elias de Oliveira, conta ao programa Senar Transforma desta semana, que tudo começou com a criação de suínos, após a aquisição de duas matrizes. Em seguida surgiu a produção de leite e de ovos e frangos. Ele confessa que iniciou as atividades sem conhecimento. “Zero. Por ser empreendedor, falei vamos tentar. Se der certo, deu. Se não der, a gente muda”.

A falta de conhecimento técnico sobre a avicultura expôs o produtor à erros e o prejuízo não tardou a aparecer. “Lá no início nós compramos pintainhas poedeiras e, também, nós tínhamos frango de corte pesadão. E o frango pesadão vem com a fêmea junto e nós pegamos essas frangas e colocamos com as galinhas poedeiras. Uma coisa que não pode acontecer”, frisa.

MUDANÇAS ASSERTIVAS

Este obstáculo com a avicultura foi superado há pouco mais de três meses quando o rancho entrou no programa da ATeG Avicultura do Senar Mato Grosso. Durante três anos de assistência eles vão receber 36 visitas da técnica de campo, com aproximadamente quatro horas de duração cada, com acompanhamento e orientações com foco na transformação da realidade do local.

A técnica de campo do Senar Mato Grosso Nariane Gonçalves atende o Rancho Oliveira e outros 29 novos produtores em Chapada dos Guimarães por meio da ATeG Avicultura. Ela conta que “muitos produtores viam a atividade como uma atividade de consumo próprio” e que hoje, após receberem as orientações, “eles conseguem enxergar como uma atividade rentável e de mudança de vida para eles mesmos”.

No Rancho Oliveira, de acordo com a técnica do Senar Mato Grosso, faltavam informações básicas desde a questão alimentar, no qual lotes mais antigos de frango, por exemplo, não conseguiam chegar no peso para o tempo de abate. Outro ponto observado na época em que chegou à propriedade era a ausência de separação dos lotes de aves por sistema e ambiente, tanto por idade quanto por segmento.

Mas, para que pudesse colocar as mudanças necessárias na propriedade, a Nariane enfrentou a resistência dos produtores. De acordo com a produtora Elaine Gonçalves de Oliveira, esposa do ‘seo’ Elias, no início eles olhavam para a técnica e viam “uma menina que quer mandar nas nossas galinhas, na nossa propriedade”.

“Mas, fomos entendendo a importância da técnica aqui, o potencial que tínhamos seguindo as orientações dela e hoje a Nariane é a chefe da nossa avicultura. Antes nós achávamos isso, achávamos aquilo, achávamos que podia misturar, mas aí fomos entendendo com assistência que não é bem assim. A alimentação é diferente, o trato é diferente. É um negócio e a gente precisa seguir as orientações para ter lucro”, diz a produtora ao Senar Transforma.

Hoje, os dias da visita da técnica de campo são aguardados com ansiedade e aquele cafezinho pronto para receber as orientações, revela a gerente da propriedade Gracilene Pereira Pires.

Também gerente no local, Anderson da Mata Oliveira completa que “é uma experiência o que ela passa para nós”, pois “antigamente aprendemos que criação era tudo solto, jogava o milho, a cada 15 dias lavava o bebedouro. Hoje aprendemos diferente, que tem que ter manuseio dos bebedouros, tem que lavar, higienizar os bebedouros, e comedouros”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Homem é preso após golpear gerente do Machado com pá em Sinop

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 13h 04min


Com auxílio da irrigação, agricultor bate recorde de produtividade de milho

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 09h 48min


TJMT reconhece recurso da Amaggi e autoriza arresto de milho

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 07h 47min


Jornal Online

Edição nº1464 18/01/2025