Noticias
Gestão do manejo é peça chave no controle da matocompetição
20 de Janeiro de 2023 as 11h 07min

Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão de produção da safra brasileira de cana-de-açúcar 2022/2023 está estimada em 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,2% sobre a produção da safra 2021/2022.
A produtividade está calculada em 72.026 kg por hectare, 3,9% a mais que a obtida na safra anterior. Produtor em ascensão, o Brasil precisa adotar cada vez mais tecnologias que auxiliam na qualidade e manejo dos canaviais.
A matocompetição, por exemplo, é um problema crônico e presente por todo o País. As plantas daninhas, quando mal manejadas, podem gerar prejuízos econômicos milionários e danos de produtividade irreversíveis.
A mudança da colheita manual para mecanizada e o fim das queimadas foi um avanço nos impactos ambientais causados pelo cultivo, mas abriram espaço para incremento das plantas daninhas, principalmente da classe das folhas largas, que se juntaram às gramíneas e dividem o protagonismo de vilãs da produtividade e longevidade dos canaviais.
Este cenário tem deixado muito canavicultor procupado. De acordo com Pedro Christofoletti, PhD e pós-doutor em “Ciência de Daninhas” e ainda professor aposentado da ESALQ, a presença da planta daninha no canavial é um problema por diversos motivos, principalmente por ela competir pelos fatores essenciais de crescimento: água, luz, nutrientes e também por espaço.
Contudo, a intensidade de perdas, segundo o especialista, vai depender de uma série de fatores ligados à densidade, espécie, distribuição espacial e todos os aspectos da infestação.
“São muitas variações, mas em ensaios que fizemos, tivemos a máxima perda de produtividade que chegou até 87,5%, comprometendo quase toda a produção. Contudo, observamos que, na média, a perda ainda seja alta e fique entre 45% e 50% da produtividade se não fizer o manejo correto do mato”, destaca.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Com 12 empresas, grupo entra em recuperação de R$ 375 milhões
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 11h 27min
Governo do Estado cria hub de inteligência artificial
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 09h 25min
Sinop abre licitação pública para construção de creche no Nico Baracat
Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 07h 24min