Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Golpe no Pix: novas regras de segurança são obrigatórias a partir de hoje

03 de Fevereiro de 2026 as 06h 11min

Novas regras de segurança para o Pix, criadas pelo Banco Central (BC), passam a valer desde esta segunda (2). O foco principal é melhorar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta cujo objetivo é ajudar você a recuperar seu dinheiro em caso de golpes ou fraudes.

Atualmente, o sistema é considerado lento. Para você ter ideia, os bancos conseguem recuperar menos de 10% do dinheiro roubado, em média. Isso porque os golpistas espalham o valor muito rápido. Com a mudança, o objetivo é reduzir as fraudes em até 40% e tornar o processo de devolução mais eficiente.

O novo sistema permite que o banco siga o rastro do dinheiro mesmo que ele seja transferido para outras contas. Antes, o bloqueio só acontecia na primeira conta que recebia o Pix; agora, se o golpista repassar o valor para uma segunda ou terceira conta (as chamadas “contas laranjas”), o sistema bloqueia essas contas em cascata automaticamente. Isso aumenta drasticamente a chance de encontrar o saldo e recuperar o montante total ou parcial para a vítima.

Você poderá denunciar o golpe diretamente pelo aplicativo do seu banco, sem depender de atendentes, o que agiliza o bloqueio imediato dos valores. Com essa automação, a promessa é que o reembolso aconteça em até 11 dias, prazo bem mais curto do que o atual. Além disso, os comprovantes de devolução serão mais claros. Para evitar confusão, eles vão mostrar exatamente a qual pagamento aquele estorno se refere.

A regra já estava disponível de forma opcional, mas será obrigatória para todos os bancos a partir de agora. O Banco Central quer que: 1) o sistema seja tão rápido quanto os criminosos; e 2) o “empréstimo” de contas para fraudes fique mais difícil.

Vale lembrar que o Pix continua totalmente gratuito para pessoas físicas. E essas mudanças de segurança não geram novos custos para o usuário comum.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Jacto apresenta soluções completas para o agronegócio

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 17h 29min


Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 16h 29min


Gemini supera 750 milhões de usuários ativos mensais, diz Google

Publicado em 06 de Fevereiro de 2026 ás 14h 35min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026