Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Governador critica cobrança externa e cobra ação efetiva de países poluentes

15 de Agosto de 2025 as 18h 53min

Governador repudia pressão estrangeira por preservação – Foto: Divulgação

O governador Mauro Mendes fez um duro discurso sobre o papel do Brasil nas questões ambientais globais. Ele contestou cobranças internacionais sobre a preservação da Amazônia e destacou a responsabilidade de outros países altamente poluentes. 

Mauro Mendes criticou, nesta semana, cobranças feitas por outros países sobre a preservação ambiental no Brasil. Segundo ele, nações estrangeiras não cumprem suas próprias metas e ainda pressionam países como o Brasil, que representa apenas 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. "Não dá pra aceitar que eles venham aqui mais uma vez na nossa casa, colocar o dedo na nossa cara e dizer aquilo que nós devemos fazer com as nossas florestas, com os nossos biomas, quando eles não cumprem aquilo que eles combinaram com o mundo e com todos nós. Todo o nosso país representa apenas 3% das emissões globais", bradou.

Mendes citou dados divulgados pela ONU sobre os compromissos assumidos por 75 países para reduzir emissões de gases poluentes. De acordo com o levantamento, a média de cumprimento foi de apenas 1%, quando o mínimo necessário seria 45%. "Setenta e cinco países analisados pela ONU cumpriram 1% do que planejaram e disseram que ia fazer, quando deveriam ter cumprido no mínimo 45%. O mundo está aumentando o consumo de xisto, altamente poluente, e a China continua queimando carvão", apontou.

O governador defendeu que cada nação cumpra suas promessas antes de assumir novos compromissos. Ele afirmou que o Brasil deve continuar preservando, mas que não pode aceitar uma postura que considera hipócrita de parte da comunidade internacional. "Nós temos que fazer a nossa parte, temos que preservar, mas nós não podemos ficar com hipocrisia achando que, com 3% de contribuição, nós vamos salvar o planeta, enquanto grande parte dos países não estão fazendo a sua parte", finalizou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1734 - 11/02/2026