Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 27 de Fevereiro de 2025

Noticias

Governo com câmeras a segurança de Várzea Grande

07 de Abril de 2024 as 14h 07min

Foram entregues 303 câmeras fixas, 19 Speed Dome e 16 OCRs - Foto: Michel Alvin

A segurança dos consumidores e lojistas de Várzea Grande será reforçada com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Através do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 338 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos de ruas e avenidas visando a redução dos índices criminais.

Durante a entrega dos equipamentos aos representantes da CDL, o secretário estadual de Segurança Pública em exercício, coronel Héverton Mourett, afirmou que a parceria leva segurança aos comerciantes e consumidores de Várzea Grande. "O monitoramento eletrônico é uma estratégia do Governo do Estado para ampliar os recursos de segurança, tendo em vista que os recursos humanos são finitos, e é necessário explorar a tecnologia para agregar valor e efetivamente proporcionar segurança a quem precisa”, afirmou.

Serão integradas ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 303 câmeras fixas, 19 Speed Dome e 16 OCR’s. Cada modelo de câmera tem uma funcionalidade. As OCRs, por exemplo, fazem a leitura de placas e monitoram veículos em tempo real. Já as Speed Dome captam imagens em 360 graus com alcance de 2 km.

O Vigia Mais tem demonstrado resultados positivos, conforme o secretário. “Tanto a PM quanto as Guardas Municipais, por meio da vigilância e do monitoramento eletrônico, conseguem agir em tempo real e evitar situações delituosas, especialmente aquelas associadas ao tráfico de drogas e roubo de veículos. Além disso, a nossa Polícia Civil também se beneficia dessa ferramenta, uma vez que, diante de ocorrências já ocorridas, pode utilizar o sistema para coletar as provas necessárias visando à eventual prisão do infrator, à identificação das circunstâncias envolvidas no crime e, posteriormente, à captura do suspeito”, afirmou.

Os comerciantes de Várzea Grande serão cadastrados e, por meio da CDL, vão receber e se responsabilizar pelas câmeras instaladas que serão entregues gratuitamente. Os equipamentos vão acompanhados de suporte de conservação de energia e proteção como nobreacks, switch’s e armários.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Várzea Grande, Luís Roberto Adbersi, ressaltou a importância da ferramenta para comércio da cidade, pois proporciona sensação de segurança aos consumidores durante a realização das compras.

“Isso é o que o comércio precisa, da presença de consumidores para fazer compras, criar empregos e contribuir para o desenvolvimento do município. O projeto Vigia Mais desempenha um papel fundamental, fornecendo um sistema de inteligência artificial que inibe atividades criminosas e facilita o trabalho da polícia em prol da sociedade de Várzea Grande”, disse.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Irrigação por gotejamento ajuda produtora a superar os desafios no cultivo de café

Publicado em 27 de Fevereiro de 2025 ás 11h 20min


Via Brasil BR-163 resgata e reabilita tamanduá-mirim grávida em Itaúba

Publicado em 27 de Fevereiro de 2025 ás 10h 23min


Inflação dos alimentos desacelera para 0,61%, diz pesquisa do IBGE

Publicado em 27 de Fevereiro de 2025 ás 09h 19min


Jornal Online

Edição nº1492 27/02/2025