Noticias
Governo de MT amplia atendimento às mulheres vítimas de agressões
23 de Abril de 2026 as 09h 09min
Espaços garantem acolhimento e exames 24h – Foto: Divulgação
A estrutura de atendimento a vítimas de violência em Mato Grosso será ampliada com a implantação de mais duas Salas Lilás, voltadas ao acolhimento humanizado de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade. As novas unidades serão instaladas nas Gerências Regionais da Politec em Nova Mutum e Água Boa.
Nesses espaços, os exames periciais de lesões corporais e de constatação de violência sexual passam a ser realizados com prioridade e em ambiente reservado, funcionando 24 horas por dia. A proposta é assegurar um atendimento multidisciplinar que respeite a privacidade e a dignidade das vítimas.
A iniciativa segue diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na proteção integral das mulheres e meninas em situação de violência de gênero, garantindo condições adequadas para acolhimento e produção de provas.
O anúncio da expansão foi feito pelo Governo do Estado durante o lançamento do programa Mato Grosso em Defesa das Mulheres, que reúne ações voltadas à prevenção, ao fortalecimento da rede de apoio e à responsabilização de agressores.
Criado em 2023, o projeto teve início no Plantão Metropolitano da Politec, em Cuiabá, e foi ampliado em 2024 para a unidade de Pontes e Lacerda. Desde então, os espaços têm contribuído para melhorar a qualidade das investigações e o suporte oferecido às vítimas.
Os atendimentos são conduzidos por médicos legistas capacitados, responsáveis por identificar vestígios de crimes por meio de exames periciais. A estrutura inclui equipamentos adequados para preservar a cadeia de custódia das evidências.
Além disso, o ambiente conta com itens que favorecem o acolhimento, como brinquedoteca, banheiro exclusivo, sala reservada e kits de roupas, garantindo maior conforto em situações de extrema vulnerabilidade.
Segundo o diretor metropolitano de Medicina Legal, Carlos Henrique Salles, a iniciativa representa uma mudança significativa no modelo de atendimento às vítimas. “Com a Sala Lilás, conseguimos elevar a qualidade na coleta de provas e oferecer um atendimento mais digno. É um espaço que proporciona segurança e conforto em um momento extremamente delicado, além de evitar o contato da vítima com o agressor”, afirmou.
A expansão das unidades para o interior também reforça a política pública de descentralização dos serviços, ampliando o acesso ao atendimento especializado em diferentes regiões do estado.
A gerente do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual e de Gênero, Verônica Brandão, destaca que o fluxo de atendimento foi estruturado para garantir suporte completo às vítimas. “Esses espaços permitem que a vítima seja atendida com mais privacidade, longe da exposição. Muitas chegam em estado fragilizado e precisam de um ambiente acolhedor para relatar o que aconteceu”, explicou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Países europeus ameaçam boicotar Copa se Fifa vender ações para investidores
Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 10h 25min
Obra mal executada na Rua Alberto Baranjak terá de ser refeito, determina Prefeitura de Sinop
Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 09h 25min
China facilita exportação de polpas e frutas congeladas
Publicado em 31 de Julho de 2026 ás 08h 26min
