Noticias
Governo de MT reforça plano energético para a indústria
15 de Maio de 2026 as 04h 02min
Evento debate gargalos e expansão da rede - Foto: Divulgação
O avanço da indústria, da energia solar e da eletrificação em Mato Grosso colocou a segurança energética no centro dos debates do Encontro da Indústria do Setor Elétrico 2026, realizado em Cuiabá. O evento reúne representantes do poder público, setor produtivo e órgãos reguladores para discutir os desafios da infraestrutura elétrica no Estado.
A preocupação central é garantir que o crescimento econômico mato-grossense não seja limitado por gargalos na transmissão e distribuição de energia nos próximos anos. “Mato Grosso precisa se preparar agora para garantir energia para o crescimento da indústria, do agro e das cidades nos próximos anos”, afirmou o presidente do Sindenergia, Carlos Garcia, ao defender planejamento de longo prazo e investimentos estruturantes no setor elétrico.
Durante o encontro, o Governo de Mato Grosso apresentou estudos técnicos desenvolvidos por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para mapear a matriz energética estadual, identificar pontos críticos da infraestrutura e planejar a expansão do sistema.
As discussões também envolvem projetos ligados à ampliação do parque gerador, combustíveis renováveis, aproveitamento energético de resíduos urbanos e fortalecimento das cadeias de biogás e biometano.
A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Minas da Sedec, Linacis Vogel Lisboa, destacou que o Estado vem articulando ações em conjunto com o setor produtivo e instituições do segmento energético. “Estamos fazendo a lição de casa. O Estado já vem discutindo soluções, ampliando estudos e construindo ações junto ao setor produtivo para fortalecer a infraestrutura energética e garantir competitividade ao nosso desenvolvimento”, declarou.
Outro tema debatido foi o programa MT Trifásico, apresentado pelo deputado federal Fábio Garcia. A proposta prevê investimentos estaduais na ampliação da rede elétrica para atender o avanço da industrialização sem elevar ainda mais os custos da tarifa de energia. “O Governo do Estado está assumindo protagonismo em um investimento que seria, em tese, federal ou privado, justamente para evitar que Mato Grosso tenha seu crescimento travado pela falta de infraestrutura elétrica”, afirmou o parlamentar.
A concessionária Energisa também confirmou novos investimentos após a renovação da concessão no Estado por mais 30 anos. Segundo a empresa, R$ 9,5 bilhões deverão ser aplicados nos próximos quatro anos em expansão de redes trifásicas, construção de subestações e melhoria da distribuição.
O crescimento acelerado da geração solar distribuída também entrou na pauta. Mato Grosso já possui capacidade instalada superior ao próprio consumo estadual, cenário que amplia a pressão sobre a rede de transmissão e exige novos investimentos em armazenamento e escoamento da energia produzida.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Corregedoria da GCM de Lucas do Rio Verde passa a atender em novo endereço
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 16h 08min
Comissão no Senado aprova remoção obrigatória de veículos abandonados
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 15h 08min
MT aposta em carbono como nova fonte de renda no campo
Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 14h 07min
