Noticias
Governo do Estado anuncia mais recursos para habitação
21 de Julho de 2025 as 13h 25min

O governador Mauro Mendes anunciou a ampliação dos investimentos em programas habitacionais em Mato Grosso com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A declaração foi feita durante reunião com deputados estaduais nesta semana. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, e contou com a presença de parlamentares da base governista. Mendes afirmou que nos próximos dias o Executivo apresentará propostas para fortalecer as ações de habitação popular no estado, com foco em atender às famílias de baixa renda.
A demanda foi apresentada por deputados, que relataram aumento na procura por programas de moradia em diversos municípios. Nos últimos dias, longas filas foram registradas em Cuiabá durante processos seletivos para o acesso ao benefício.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, o cenário evidencia a necessidade de novas estratégias. “Temos que investir ainda mais em habitação. O Estado tem orçamento para isso, e o governador demonstrou sensibilidade”, afirmou o parlamentar.
Atualmente, Mato Grosso executa o programa SER Família Habitação, criado em 2023, que já beneficiou mais de 26,5 mil famílias e consumiu cerca de R$ 582 milhões em recursos públicos. A iniciativa conta com subsídios de até R$ 20 mil por família, voltados à entrada de imóveis financiados.
Outro eixo do programa inclui a construção de casas na chamada Faixa Zero, voltada à população em vulnerabilidade social. Nesse modelo, o governo já entregou 3.287 unidades habitacionais, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Além disso, o Estado concluiu 13,4 mil moradias em parceria com a Caixa Econômica Federal. Parte delas é resultado de convênios antigos que haviam sido paralisados e retomados nos últimos dois anos.
Os novos aportes, que devem ser oficializados nos próximos dias, serão viabilizados com parte do orçamento do Fethab. Tradicionalmente, o fundo é direcionado a obras de infraestrutura, como estradas, mas desde 2022 parte do recurso tem sido utilizada para políticas de habitação.
A expectativa é de que a ampliação dos programas reduza o déficit habitacional no estado, estimado em mais de 110 mil moradias, conforme levantamento da Fundação João Pinheiro.
O Governo ainda não divulgou qual será o montante exato destinado à nova fase do programa nem os critérios para seleção das famílias beneficiadas.
Deputados como Dilmar Dal’Bosco, Nininho, Carlos Avallone, Júlio Campos, Valmir Moretto, Chico Guarnieri e Fábio Tardin também participaram da reunião com o governador. A previsão é de que os novos projetos comecem a ser apresentados ao longo das próximas semanas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Gabigol e Kaio Jorge entram em sintonia para reafirmar a liderança celeste
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 17h 31min
Família morre após carro cair em rio em zona rural
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 14h 30min
Notas da Comunidade do X fracassam: 90% nunca são publicadas, diz estudo
Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 11h 23min