Noticias
Governo do Estado cria hub de inteligência artificial
21 de Setembro de 2025 as 09h 25min
Nova iniciativa visa modernizar gestão pública e serviços à população
O Governo do Estado lançou o Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso (ceIA.MT), em solenidade realizada no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o evento apresentou pilares, cronograma de ações e palestras sobre aplicações e impactos da inteligência artificial.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o ceIA.MT tem como missão preparar a administração pública estadual para o uso estratégico, ético e inovador da tecnologia. “Por meio das ações do Centro, buscamos promover soluções capazes de aprimorar os serviços oferecidos à população. Além disso, ele contribuirá para estabelecer Mato Grosso como referência em inovação governamental”, afirmou.
O ceIA.MT funcionará vinculado ao Laboratório de Inovação da Seplag-MT, com foco em capacitação, consultoria, apoio a projetos, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas. As capacitações ocorrerão em três níveis: básico, para despertar a consciência digital; intermediário, transformando conhecimento em prática; e avançado, criando soluções inovadoras.
O Centro busca também estruturar uma rede de colaboração que conecte órgãos estaduais, setor privado, academia e sociedade civil, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. A ideia é que projetos de IA sejam aplicados de forma ética e estratégica, com foco em eficiência e impacto social.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, há pelo menos 16 projetos em desenvolvimento que utilizam o potencial da inteligência artificial. “O ceIA.MT é um convite para enxergarmos o futuro com coragem e responsabilidade. Queremos que nossos servidores dominem a IA não apenas como ferramenta técnica, mas como linguagem de inovação, colaboração e serviço público”, destacou.
Segundo Brandão, a iniciativa reforça que o valor da tecnologia está no ser humano que a dirige. “Fazemos questão de que cada passo seja guiado por ética, transparência e foco no cidadão”, acrescentou, ressaltando a importância de projetos alinhados aos princípios de governança e participação social.
O ceIA.MT atuará em diversos eixos: formação e qualificação de servidores, apoio a órgãos estaduais na implementação de projetos, criação de redes de colaboração, alinhamento da IA a princípios éticos e realização de eventos e divulgação de cases de sucesso.
O presidente da MTI, Cleberson Gomes, classificou o lançamento como histórico para Mato Grosso. “A MTI tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa, que coloca a inovação a serviço da gestão pública e da população. Este é um passo estratégico e alinhado com a visão de futuro do governador Mauro Mendes”, afirmou.
Gomes destacou que o uso ético e estratégico da inteligência artificial permitirá aprimorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis, eficientes e personalizados para o cidadão mato-grossense, consolidando Mato Grosso como referência em inovação tecnológica aplicada à administração pública.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min
Mauro Mendes lidera disputa ao Senado
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 11h 52min
MDB repudia áudios ofensivos contra deputada Janaína Riva
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 09h 54min
