Noticias
Governo do Estado cria hub de inteligência artificial
21 de Setembro de 2025 as 09h 25min
Nova iniciativa visa modernizar gestão pública e serviços à população
O Governo do Estado lançou o Centro de Excelência em Inteligência Artificial de Mato Grosso (ceIA.MT), em solenidade realizada no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), o evento apresentou pilares, cronograma de ações e palestras sobre aplicações e impactos da inteligência artificial.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o ceIA.MT tem como missão preparar a administração pública estadual para o uso estratégico, ético e inovador da tecnologia. “Por meio das ações do Centro, buscamos promover soluções capazes de aprimorar os serviços oferecidos à população. Além disso, ele contribuirá para estabelecer Mato Grosso como referência em inovação governamental”, afirmou.
O ceIA.MT funcionará vinculado ao Laboratório de Inovação da Seplag-MT, com foco em capacitação, consultoria, apoio a projetos, produção de conhecimento e disseminação de boas práticas. As capacitações ocorrerão em três níveis: básico, para despertar a consciência digital; intermediário, transformando conhecimento em prática; e avançado, criando soluções inovadoras.
O Centro busca também estruturar uma rede de colaboração que conecte órgãos estaduais, setor privado, academia e sociedade civil, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. A ideia é que projetos de IA sejam aplicados de forma ética e estratégica, com foco em eficiência e impacto social.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, há pelo menos 16 projetos em desenvolvimento que utilizam o potencial da inteligência artificial. “O ceIA.MT é um convite para enxergarmos o futuro com coragem e responsabilidade. Queremos que nossos servidores dominem a IA não apenas como ferramenta técnica, mas como linguagem de inovação, colaboração e serviço público”, destacou.
Segundo Brandão, a iniciativa reforça que o valor da tecnologia está no ser humano que a dirige. “Fazemos questão de que cada passo seja guiado por ética, transparência e foco no cidadão”, acrescentou, ressaltando a importância de projetos alinhados aos princípios de governança e participação social.
O ceIA.MT atuará em diversos eixos: formação e qualificação de servidores, apoio a órgãos estaduais na implementação de projetos, criação de redes de colaboração, alinhamento da IA a princípios éticos e realização de eventos e divulgação de cases de sucesso.
O presidente da MTI, Cleberson Gomes, classificou o lançamento como histórico para Mato Grosso. “A MTI tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa, que coloca a inovação a serviço da gestão pública e da população. Este é um passo estratégico e alinhado com a visão de futuro do governador Mauro Mendes”, afirmou.
Gomes destacou que o uso ético e estratégico da inteligência artificial permitirá aprimorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis, eficientes e personalizados para o cidadão mato-grossense, consolidando Mato Grosso como referência em inovação tecnológica aplicada à administração pública.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Paraná Pesquisas aponta governador na liderança da corrida ao Senado
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 11h 17min
Acidente entre ônibus e carreta deixa 17 feridos na BR-364 em Nobres
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 09h 16min
MT registra o maior número de feminicídio dos últimos 5 anos
Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 07h 15min
