Noticias
Governo Federal altera regras para análise de pedidos de aposentadoria especial
29 de Agosto de 2024 as 07h 01min

Na última semana, o governo federal anunciou mudanças nas regras de análise de documentos para pedidos de aposentadoria especial e conversão de tempo especial em comum. A nova medida determina que, em caso de pendências na documentação para o reconhecimento do benefício, os médicos peritos não poderão mais solicitar informações extras e deverão concluir os requerimentos, repassando o processo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O documento esclarece que, mesmo em situações de problemas técnicos, como arquivos corrompidos de atestados e laudos médicos enviados, os pedidos não poderão mais cair em exigência, devendo ser finalizados pelos peritos e devolvidos ao INSS.
A alteração nas regras exige uma avaliação mais criteriosa dos documentos. O objetivo da avaliação mais rigorosa é garantir que todas as condições de trabalho e exposição a agentes nocivos sejam devidamente documentadas e comprovadas.
A aposentadoria especial é um benefício previdenciário para trabalhadores que exerceram atividades em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, por um período prolongado. Esse benefício é oferecido a profissionais expostos a agentes nocivos, como substâncias químicas, ruído excessivo, calor, radiação, etc., de forma contínua e habitual.
As novas regras estabelecidas pelo governo federal visam aprimorar a análise dos pedidos desse tipo de aposentadoria, que garante mais eficiência no processo. Essa atualização pretende reduzir erros na concessão do benefício. Portanto, os trabalhadores que solicitam a aposentadoria especial devem se atentar às novas exigências e preparar a documentação necessária com cuidado para evitar contratempos.
Fonte: UBIRATÃN DIAS É ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDEN
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min