Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 03 de Fevereiro de 2025

Noticias

Governo Federal altera regras para análise de pedidos de aposentadoria especial

29 de Agosto de 2024 as 07h 01min

Na última semana, o governo federal anunciou mudanças nas regras de análise de documentos para pedidos de aposentadoria especial e conversão de tempo especial em comum. A nova medida determina que, em caso de pendências na documentação para o reconhecimento do benefício, os médicos peritos não poderão mais solicitar informações extras e deverão concluir os requerimentos, repassando o processo ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O documento esclarece que, mesmo em situações de problemas técnicos, como arquivos corrompidos de atestados e laudos médicos enviados, os pedidos não poderão mais cair em exigência, devendo ser finalizados pelos peritos e devolvidos ao INSS.

A alteração nas regras exige uma avaliação mais criteriosa dos documentos. O objetivo da avaliação mais rigorosa é garantir que todas as condições de trabalho e exposição a agentes nocivos sejam devidamente documentadas e comprovadas.

A aposentadoria especial é um benefício previdenciário para trabalhadores que exerceram atividades em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, por um período prolongado. Esse benefício é oferecido a profissionais expostos a agentes nocivos, como substâncias químicas, ruído excessivo, calor, radiação, etc., de forma contínua e habitual.

As novas regras estabelecidas pelo governo federal visam aprimorar a análise dos pedidos desse tipo de aposentadoria, que garante mais eficiência no processo. Essa atualização pretende reduzir erros na concessão do benefício. Portanto, os trabalhadores que solicitam a aposentadoria especial devem se atentar às novas exigências e preparar a documentação necessária com cuidado para evitar contratempos.

Fonte: UBIRATÃN DIAS É ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDEN

Veja Mais

Fundação MT expande ações de pesquisa para o Extremo Norte

Publicado em 02 de Fevereiro de 2025 ás 09h 46min


10 golpes de Pix para ficar de olho em 2025 e se proteger

Publicado em 02 de Fevereiro de 2025 ás 07h 45min


Equipamentos para o Hospital Central já estão sendo instalados, diz Mauro

Publicado em 02 de Fevereiro de 2025 ás 05h 39min


Jornal Online

Edição nº1473 31/01/2025