Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 17 de Dezembro de 2025

Noticias

Governo Federal avalia medidas após suspensão da Moratória

22 de Agosto de 2025 as 16h 25min

Ministério do Meio Ambiente vê risco à Amazônia – Foto: Divulgação

O Governo Federal estuda ações após a decisão do Cade que suspendeu a Moratória da Soja na última segunda-feira. Segundo André Lima, secretário de controle de desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, a pasta analisa com a AGU a possibilidade de manifestação formal no processo.

“Se fizer sentido, vamos avaliar como intervir legalmente para reforçar a importância da moratória como política complementar, já que a política pública sozinha não basta”, afirmou Lima.

A suspensão pode aumentar a pressão sobre a Amazônia, com avanço da fronteira agrícola, alerta a pasta. “Não é proibido proteger além da lei, mas é errado reduzir a proteção legal. A decisão do Cade inverte isso”, criticou.

O secretário classificou a medida como “absoluta subversão” por tentar limitar um pacto voluntário do setor privado aos mínimos legais. “Essa visão é equivocada, possivelmente por desconhecimento da legislação ambiental”, acrescentou Lima. 

O Ministério espera que empresas mantenham políticas de compliance ambiental e continuem o compromisso com o desmatamento zero, mesmo sem a vigência da Moratória. “Será interessante observar a postura das empresas diante do desafio de seguir protegendo a Amazônia”, concluiu.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja: exportações devem alcançar 3,37 milhões de toneladas em dezembro, aponta consultoria

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 10h 15min


Sinop reforça assistência social com novos veículos

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 09h 15min


RJ terá ponto facultativo hoje, dia de finais com Flamengo e Vasco

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 08h 14min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025