Noticias
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola
05 de Outubro de 2025 as 11h 45min

O Ministério dos Transportes abriu, desde quinta (2), uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, segundo a pasta, prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios, como condição para a emissão da CNH.
A ideia é retirar a obrigatoriedade de contratação de autoescolas por parte dos candidatos, que poderão escolher contratar instrutores autônomos credenciados. “Hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação. 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais", afirmou o ministro do Transportes, Renan Filho, em uma postagem nas redes sociais para divulgar a iniciativa.
"Com a nova proposta, o cidadão terá mais liberdade para escolher como se preparar para as provas do Detran, de forma mais personalizada e acessível. O objetivo do governo é democratizar o acesso à CNH, ampliar a inclusão e tornar o trânsito mais seguro no país", acrescentou.
A expectativa do governo é que a flexibilização na formação de novos motoristas reduza o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar R$ 3,2 mil, segundo o Ministério dos Transportes.
A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Mais de 68 mil marcações a fogo são eliminadas com projeto
Publicado em 05 de Outubro de 2025 ás 13h 48min
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Publicado em 05 de Outubro de 2025 ás 09h 47min
Nova Rota alerta sobre limites de velocidade nas praças de pedágio
Publicado em 05 de Outubro de 2025 ás 07h 44min