Noticias
Governo libera acesso de informações que sejam objeto de investigação
Objetivo da medida é facilitar o trabalho dos órgãos de controle e a preservações das provas
29 de Maio de 2019 as 00h 00min
CLEMERSON SM
clemersonsm@msn.com
Depois da formalização do trabalho em conjunto entre Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Estado, para monitorar os gastos do Executivo com a folha de pagamento dos servidores públicos, o Governo do Estado, através de decreto decidiu liberar o acesso a quaisquer informações do Estado que sejam objeto de investigação.
“Isso vai facilitar o trabalho de controle e investigação, pois não será mais necessário que busque o Judiciário para pedir buscar e apreensão. Isso ajudará a preservar a maioria absoluta de servidores públicos, que é formada por pessoas sérias e honestas, de uma exposição desnecessária sobre uma dúvida que possa ser lançada em uma determinada investigação”, destacou o governador Mauro Mendes.
Ideia é que a partir de agora, havendo qualquer procedimento investigatório, um delegado ou um membro do Ministério Público, passará a ter acesso imediato aos detalhes da administração pública.
Na avaliação do governador, a medida irá facilitar não apenas o trabalho dos órgãos de controle, mas também que as provas sejam preservadas e a investigação possa ter uma conclusão.
Com essa medida, o governo oferecerá maior transparência na gestão pública e contribuirá com a melhoria nos sistemas de controle, bem como facilita as redes de controle e combate à corrupção na administração pública, por meio da integração de atividades desenvolvidas pelos órgãos do Poder Executivo.
O decreto, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (28). O procurador-geral, José Antônio Borges, destacou que o decreto “é uma forma positiva e transparente e mostra a vontade do governo de ter um diálogo e não apresentar nenhum receio de ter investigações com relações às condutas que ocorram dentro da administração, que é muito grande. Por isso que é necessário a transparência do governo para que haja uma boa governância dos recursos públicos”.
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
