Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 30 de Novembro de 2025

Noticias

Governo marca leilão de compra de arroz importado para 6 de junho

02 de Junho de 2024 as 12h 10min

Previsão é que o produto chegue ao consumidor em setembro – Foto: Divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar no dia 6 de junho o primeiro leilão para compra de até 300 mil toneladas de arroz importado, como informou o presidente da Conab, Edegar Pretto. 

A medida foi adotada pelo governo federal para reduzir o preço do produto, que chegou a aumentar em até 40% por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado é responsável por 70% da produção nacional. De acordo com a Conab, depois do leilão, o cereal deve ser entregue até o dia 8 de setembro.

No último dia 20, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas de importação para três tipos de arroz. Atualmente, a maior parte das importações de arroz no Brasil vem do próprio Mercosul, sem pagar a taxa. Com isenção definida pela Camex, destacou Edegar Pretto, outros países produtores de arroz poderão participar do leilão nas mesmas condições dos fornecedores do Mercosul.

O presidente da Conab afirmou que, depois do primeiro leilão, o governo irá avaliar se serão necessárias outras rodadas de compra para garantir equilíbrio do preço do alimento no mercado.

“Não queremos que essa compra importada venha competir com nossa produção nacional. Estamos comprando as primeiras 300 mil toneladas. Vamos avaliar como será o comportamento do mercado. Se nós percebermos que essa medida já equilibrou os preços, o governo vai avaliar se há necessidade ou não de fazer um novo leilão”, disse.

Um medida provisória autoriza a compra de até um milhão de toneladas de arroz. Os custos para aquisição são limitados a R$ 1,7 bilhão, previsto em portaria interministerial.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

TJ-MT mantém juízes de Sinop e Sorriso afastados dos cargos

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 13h 30min


Garantir precisão e rendimento na safra depende da manutenção de implementos

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 11h 34min


Fórum fortalece políticas para infância em Sinop

Publicado em 30 de Novembro de 2025 ás 09h 34min


Jornal Online

Edição nº1685 - 29/11a01/12/2025