Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Noticias

Governo quer acelerar importação de energia da Venezuela para Roraima

24 de Outubro de 2023 as 08h 07min

Ministro faz vistoria na usina de Guri nesta semana – Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai à Venezuela na próxima semana para tentar acelerar a retomada da importação de energia elétrica da usina hidrelétrica de Guri, localizada no Rio Caroni, para o estado de Roraima. O objetivo da visita será vistoriar a linha de transmissão que liga a usina venezuelana a Roraima e verificar a capacidade de geração da hidrelétrica.

"Queremos voltar da Venezuela com datas marcadas. Se a linha estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que em 30 dias já vamos ter essa energia chegando em Boa Vista", informou Silveira, após encontro com o presidente Lula.

A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto. A medida é importante porque atualmente Roraima é o único estado brasileiro que não está no Sistema Interligado Nacional, e tem seu suprimento energético feito por meio de termelétricas a óleo diesel, que é mais cara e mais poluente. Roraima foi abastecido com a energia elétrica Guri entre 2001 e 2019, mas o fornecimento foi interrompido após apagões no país vizinho.

Segundo o ministro, a importação da energia vai representar segurança energética para Roraima e a redução de R$ 10 milhões por mês para os consumidores de energia brasileiros. “O Brasil quer modernizar o seu sistema energético, se integrando com países vizinhos, a fim que possamos garantir segurança de suprimento com a maior modicidade tarifária possível”, disse Silveira.

Atualmente, o Brasil tem intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Sinop: ADESIN convida imprensa e comunidade para lançar o projeto “Vôlei na Base”

Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 11h 57min


Setor de ovos mantém expansão em 2025 e prevê margens positivas para 2026

Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 11h 56min


Águas de Sinop dialoga sobre avanço das obras da rede de esgoto em Sinop

Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 09h 55min


Jornal Online

Edição nº1671- 08/11/2025