Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Setembro de 2025

Noticias

Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias

18 de Setembro de 2025 as 17h 49min

Programa prevê mutirões para agilizar concessões de benefícios – Foto: Divulgação

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse que o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) já está em vigor e tem como meta reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A meta é de que pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios sejam analisados em até 45 dias.

Segundo o ministro, a iniciativa consiste em mutirões realizados por servidores fora do expediente normal, inclusive aos fins de semana, com remuneração adicional. O prazo de 45 dias foi estabelecido em acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU).

“É um plano de incentivo para diminuir a fila, atender melhor e mais gente. Precisamos fazer revisão porque é uma demanda do TCU, é uma demanda legal fazer essas revisões para ver quem continua tendo direito ao benefício”, disse Queiroz.

“Logicamente nem sempre a resposta é positiva, às vezes as pessoas não têm direito, mas que ele obtenha a resposta dentro desse prazo de 45 dias”, complementou.

O ministro também falou sobre o pagamento de indenização de R$ 50 mil em parcela única e pensão mensal vitalícia para crianças com microcefalia causada pelo vírus Zika. No caso da pensão, o valor é limitado a R$ 8.157. A portaria já foi publicada e beneficia famílias em todo o país. “Dinheiro nenhum vai reparar, mas pode dar uma qualidade de vida e uma condição melhor para aquelas crianças e para aquelas mães que se dedicam quase 100% do tempo a manter aquelas crianças vivas e bem”, disse.

Segundo ele, o governo federal está articulado com prefeituras e estados para garantir laudos médicos necessários de acesso ao benefício.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Guimarães alerta para prejuízo bilionário com cobrança

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 49min


SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde para debater prevenção ao suicídio

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 18h 17min


Regularização garante segurança jurídica para 54 famílias em Sinop

Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 16h 48min


Jornal Online

Edição nº1636 - 19/09/2025