Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 11 de Fevereiro de 2025

Noticias

Governo reconhece situação de emergência por causa das chuvas em Cuiabá

11 de Fevereiro de 2025 as 16h 11min

Documento permite ações para auxiliar o município na recuperação dos danos – Foto: Divulgação

O Governo do Estado reconheceu o decreto de situação de emergência por causa das chuvas que atingiram Cuiabá em janeiro. O documento, publicado no Diário Oficial segunda (10), permite ações para auxiliar o município na recuperação dos danos à cidade e aos moradores.

Entre as ações: receber apoio na assistência às vítimas; envio de recursos; reforço na infraestrutura para mitigar os danos causados pelas chuvas elencados na Classificação Brasileira de Desastres.

A Defesa Civil e outros órgãos têm trabalho para minimizar os prejuízos, em ações como remoção de famílias de áreas de risco, auxílio financeiro para vulneráveis e desobstrução de vias.

A Prefeitura da capital declarou situação de emergência no município no dia 13 de janeiro, e autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, com prazo de 180 dias.

Segundo o documento, as ações têm como objetivo assistência e proteção à população atingida, além da reabilitação das áreas afetadas e convocação de voluntários e campanhas de arrecadação para assistência à população afetada.

O decreto também permite a dispensa de licitação para a contratação de bens, serviços e obras indispensáveis ao atendimento das demandas emergenciais, conforme o previsto no art. 75, inciso VIII, da Lei n° 14.133/2021.

No dia 12 de janeiro choveu 103 mm em Cuiabá, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O temporal alagou o antigo Pronto-Socorro, ruas e casas, além de deixar veículos ilhados.

Ao todo, 44 chamados de inundação foram registrados em diversos bairros de Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Além disso, foram registradas quatro ocorrências de risco de queda de árvore e um chamado de risco de deslizamento.

De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, a orientação é que a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Outra orientação do Instituto é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Leucemia infantil: consciência também gera cura

Publicado em 11 de Fevereiro de 2025 ás 14h 03min


O que é o “peixe-do-juízo-final” e por que tem esse nome?

Publicado em 11 de Fevereiro de 2025 ás 13h 56min


Sinfra convoca proprietários de terrenos nas margens da MT-251

Publicado em 11 de Fevereiro de 2025 ás 12h 54min


Jornal Online

Edição nº1481 12/02/2025