Noticias
GRÃOS EM MT: Déficit de armazenagem amplia importância de classificação
Normalmente, este costuma ser um dos maiores gargalos dos produtores
27 de Agosto de 2020 as 06h 30min
Etapa é crucial para a comercialização dos produtos – Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
Ao final da safra – entre a colheita e entrega de grãos – produtores rurais enfrentam um dos maiores gargalos na produção agrícola: a classificação dos produtos de origem vegetal. A etapa é crucial para a comercialização dos produtos e interfere na receita bruta do produtor. Para promover capacitação para os classificadores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais realizou cerca de 10 treinamentos neste mês de agosto.
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que dentre os principais motivos para a tamanha importância da classificação é o déficit de armazenagem do Estado. Segundo metodologia preconizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a disponibilidade ideal de armazéns é 120% da produção anual de grãos. Mato Grosso possui um déficit de 64%.
Canarana é um dos municípios em que somente a minoria dos produtores possui armazém próprio. Segundo o presidente do sindicato rural local, Rodrigo Piccinini, a classificação é o coração da produção agrícola e é necessária ser feita com zelo. “Não adianta investir na lavoura e perder na classificação. É primordial que seja feita com ética e comprometimento senão causa muitos danos”.
Segundo o presidente, além dos benefícios ao proprietário rural, os cursos também trazem vantagens à comunidade. “A capacitação dá emprego aos moradores e abre as portas para eles começarem uma trajetória trabalhando dentro do agro”.
Para Mayra Bordin, de Sinop, participar do treinamento do Senar-MT foi uma oportunidade para adquirir conhecimento na área de formação. “Estou no segundo semestre de agronomia e eu não tinha ideia de como era feita esta análise. Foi muito importante para eu aprender como funciona a prática”.
A classificação de produtos de origem vegetal é obrigatória de acordo com a Lei nº 9.972/2000. A atividade é feita por amostragem tanto na entrada quanto na saída dos armazéns para comercialização e interfere na receita do produtor. Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Antônio Xavier, a instituição promove o curso para classificação comercial. “Têm pessoas que iniciam o curso sem saber nada sobre a área e ao final do treinamento são contratadas”.
TECNOLOGIA
Devido a importância da etapa, há cada dia mais iniciativas que juntam a atividade com a tecnologia. Segundo o head do Agrihub, Otávio Celidônio, a iniciativa vencedora do 2º Hackathon Dev. Agri – em 2017 – foi relacionada à classificação de grãos. “Tem muita ideia boa nessa área e investimentos de Startups para melhorar essa etapa para o produtor”.
Integrante da equipe vencedora, o CEO da Startup Smart Grain (antiga Color Grain), Vitoriano Ferrero, estima que até 2021 seja lançado um aplicativo (app) que classifique grãos. “Atualmente, o produtor depende de uma análise, mas com o app ele poderá ter uma base de comparação”.
Segundo o CEO, “o classificador sempre será um elemento indispensável, mas o aplicativo vai auxiliá-lo a fazer a análise de uma melhor forma”. Opinião diferente da Startup Tbit que acredita em uma intervenção cada vez mais tecnológica.
Veja Mais
Investimentos de mais de R$ 100 mil fortalecem o esporte em Matupá
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 08h 02min
INSS alerta para golpe com app falso de reembolso
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 06h 58min
Oito em cada 10 brasileiros de até 40 anos defendem fim da escala 6x1
Publicado em 16 de Março de 2026 ás 04h 57min
