Noticias
Grêmio decidirá posição no grupo na Libertadores
08 de Junho de 2024 as 10h 34min
Grêmio deve lotar o Couto Pereira — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Neste sábado (8), o Grêmio encerra participação na fase de grupos da Libertadores de olho na liderança do Grupo C.
Já classificado às oitavas, o duelo com o Estudiantes, no Couto Pereira, definirá a colocação da equipe. Se terminar como líder, decide vaga às quartas em casa. O retrospecto neste caso é bastante superior. Do contrário, define fora.
Os possíveis adversários já estão conhecidos. Se for líder do Grupo C, o Grêmio terá o Peñarol pela frente, com ida no Uruguai e volta no Brasil – local a definir, visto a indisponibilidade da Arena. Caso permaneça em segundo, enfrentará o Fluminense, com decisão no Maracanã.
O desempenho gremista nas oitavas da Libertadores é muito superior quando decidiu a vaga em casa. Até hoje, o time esteve 16 vezes nesta fase do torneio. Em 12, fez o jogo de volta como mandante, com 11 classificações e apenas uma eliminação – nos pênaltis para o San Lorenzo, que seria o campeão em 2014. Isso representa 91,7% de aproveitamento.
Por outro lado, o Tricolor fez quatro confrontos de oitavas com a decisão fora. Em três, foi eliminado, tendo somente uma classificação, exatamente na última vez que esteve nesse cenário. Em 2019, avançou em segundo e enfrentou o Libertad, líder do mesmo grupo. O Grêmio venceu em casa e no Paraguai, na volta. Neste recorte, o aproveitamento é de 25%.
Com classificação assegurada, o time gaúcho joga neste sábado para definir qual caminho seguirá na Conmebol Libertadores. Líder, enfrenta o Peñarol com Flamengo ou Bolívar como caminho nas quartas. Palmeiras, Botafogo, São Paulo e Nacional são as outras equipes neste lado da chave.
Do outro, o rival gremista, em caso de permanência no segundo lugar do grupo, será o atual campeão da América. Na sequência, as quartas reservariam Atlético-MG ou San Lorenzo. River Plate, Talleres, Junior Barranquilla e Colo-Colo completam a segunda metade do mata-mata.
O Grêmio soma nove pontos (em cinco jogos), um a menos que o líder The Strongest, mas já com seis partidas. Por isso, vitória sobre o Estudiantes dá ao Tricolor o topo do Grupo C, ou mesmo um empate a partir de dois gols, por conta dos critérios de desempate.
Nesta edição da Libertadores, ironicamente, venceu Estudiantes e Huachipato como visitante e perdeu para os chilenos dentro da Arena. Como mandante, venceu o The Strongest no Couto Pereira, em Curitiba.
Independentemente da posição, o Grêmio voltará a disputar as oitavas da Libertadores após quatro anos. Na última vez, avançou como primeiro do grupo e eliminou o Guaraní, do Paraguai, com duas vitórias. A última eliminação nesta fase foi em 2016, para o Rosario Central, fora de casa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Procon detalha regras para troca de produtos comprados no físico e online
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 13h 21min
Cientistas desenvolvem mini coração humano para estudos sobre arritmia
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 11h 18min
Evento discute políticas para envelhecimento digno no país
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 09h 17min
