Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Julho de 2024

Noticias

Grêmio decidirá posição no grupo na Libertadores

08 de Junho de 2024 as 10h 34min

Grêmio deve lotar o Couto Pereira — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Neste sábado (8), o Grêmio encerra participação na fase de grupos da Libertadores de olho na liderança do Grupo C.

Já classificado às oitavas, o duelo com o Estudiantes, no Couto Pereira, definirá a colocação da equipe. Se terminar como líder, decide vaga às quartas em casa. O retrospecto neste caso é bastante superior. Do contrário, define fora.

Os possíveis adversários já estão conhecidos. Se for líder do Grupo C, o Grêmio terá o Peñarol pela frente, com ida no Uruguai e volta no Brasil – local a definir, visto a indisponibilidade da Arena. Caso permaneça em segundo, enfrentará o Fluminense, com decisão no Maracanã.

O desempenho gremista nas oitavas da Libertadores é muito superior quando decidiu a vaga em casa. Até hoje, o time esteve 16 vezes nesta fase do torneio. Em 12, fez o jogo de volta como mandante, com 11 classificações e apenas uma eliminação – nos pênaltis para o San Lorenzo, que seria o campeão em 2014. Isso representa 91,7% de aproveitamento.

Por outro lado, o Tricolor fez quatro confrontos de oitavas com a decisão fora. Em três, foi eliminado, tendo somente uma classificação, exatamente na última vez que esteve nesse cenário. Em 2019, avançou em segundo e enfrentou o Libertad, líder do mesmo grupo. O Grêmio venceu em casa e no Paraguai, na volta. Neste recorte, o aproveitamento é de 25%.

Com classificação assegurada, o time gaúcho joga neste sábado para definir qual caminho seguirá na Conmebol Libertadores. Líder, enfrenta o Peñarol com Flamengo ou Bolívar como caminho nas quartas. Palmeiras, Botafogo, São Paulo e Nacional são as outras equipes neste lado da chave.

Do outro, o rival gremista, em caso de permanência no segundo lugar do grupo, será o atual campeão da América. Na sequência, as quartas reservariam Atlético-MG ou San Lorenzo. River Plate, Talleres, Junior Barranquilla e Colo-Colo completam a segunda metade do mata-mata.

O Grêmio soma nove pontos (em cinco jogos), um a menos que o líder The Strongest, mas já com seis partidas. Por isso, vitória sobre o Estudiantes dá ao Tricolor o topo do Grupo C, ou mesmo um empate a partir de dois gols, por conta dos critérios de desempate.

Nesta edição da Libertadores, ironicamente, venceu Estudiantes e Huachipato como visitante e perdeu para os chilenos dentro da Arena. Como mandante, venceu o The Strongest no Couto Pereira, em Curitiba.

Independentemente da posição, o Grêmio voltará a disputar as oitavas da Libertadores após quatro anos. Na última vez, avançou como primeiro do grupo e eliminou o Guaraní, do Paraguai, com duas vitórias. A última eliminação nesta fase foi em 2016, para o Rosario Central, fora de casa.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Com 50 hectares de área, Parque Jardim Botânico é inaugurado em Sinop

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 12h 31min


Inscrições para o Programa Habitacional Parque Amazonas em Sinop estão abertas

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 10h 13min


Polícia Civil e Politec fiscalizam propriedades rurais embargadas

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 08h 11min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024