Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 02 de Julho de 2024

Noticias

Grêmio revê Huachipato em novo duelo decisivo no Chile

03 de Junho de 2024 as 21h 12min

Técnico Renato Portaluppi na chegada do Grêmio no chile — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O cenário de decisão se repete 11 anos depois. O Grêmio volta a Talcahuano para um jogo que pode selar o destino do clube na Conmebol Libertadores. O único encontro da história com o Huachipato, no Chile, ficou na memória dos gremistas. O empate por 1 a 1 há mais de uma década rendeu classificação às oitavas e uma briga generalizada envolvendo o então técnico Vanderlei Luxemburgo.

A catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul adiou a partida em Talcahuano, que era para ter ocorrido no dia 8 de maio. As alterações no calendário mudaram o peso da partida em território chileno. O confronto desta terça (4) carrega um caráter decisivo, parecido com o de 2013.

Com a goleada sobre o The Strongest na semana passada, o Tricolor subiu para a terceira posição, com seis pontos, dois atrás do Huachipato, vice-líder. Os gaúchos têm um jogo a menos em relação aos chilenos, que fecham sua participação na fase de grupos.

Portanto, se o Grêmio vencer, garante vaga na próxima fase e pode até ser líder se derrotar o Estudiantes no último embate. A derrota, por outro lado, elimina o time de Renato. O empate mantém a equipe viva com chances de se classificar contra os argentinos no Couto Pereira.

Renato estabeleceu a Libertadores como prioridade para o momento gremista. No sábado, colocou reservas e levou 2 a 0 do Bragantino. Os titulares chegam descansados para tentar cumprir o objetivo de voltar classificado ou vivo para o Brasil. “Terça é outro jogo. Pode ter certeza que teremos um time mais descansado. Sabem da nossa responsabilidade e vamos trabalhar para sair de lá vivos e decidir em casa”, declarou Renato.

O cenário que o Grêmio encontrará no Chile será parecido com o de 11 anos atrás. Naquela ocasião, as equipes estavam com o mesmo número de pontos e dependiam das próprias forças para classificar. O empate colocou o Imortal nas oitavas pelo saldo de gols. Após a partida, os adversários se incomodaram com a postura de Luxemburgo, e o gramado virou palco de uma briga generalizada.

Uma das cenas mais lembradas da Libertadores de 2013 passa pelo estádio CAP. Após a classificação gremista, comissão técnica e jogadores do Huachipato partiram para cima do técnico Vanderlei Luxemburgo. O episódio causou uma grande confusão, que só acabou com a intervenção da polícia.

A correria começou, e Luxemburgo acelerou em direção do túnel que dava acesso aos vestiários, mas escorregou e caiu no chão. Jogadores e demais membros da delegação do Grêmio trocaram socos e pontapés com os chilenos.

“Fui cumprimentar o árbitro, os assistentes e um senhor deles (Huachipato) falou pra mim “hoje você não vai ficar reclamando como foi lá”. Eu disse “não, uma vez você reclama, outro dia não. Faz parte”. Fui tentar sair e vi que ele veio nervoso em minha direção. Vi que ele queria uma confusão, mas eu fui embora. Saí correndo para o túnel e escorreguei no meio do policial. Parece que um jogador deles veio para me agredir e eu no chão tentei me proteger com o pé. Tomei pisões, me atropelaram. Se treinador deles destemperado, querendo partir pra porrada. E os policiais ao invés de proteger, não, deixaram a coisa acontecer. Mas isso é Libertadores”, explicou Luxa à época.

Com a bola rolando, Zé Roberto abriu o placar com uma meia-bicicleta aos 33 do primeiro tempo. Na reta final da partida, com Werley no sacrifício, Aceval empatou em cobrança de falta.

Nas oitavas de final de 2013, o Grêmio encarou o Santa Fé, da Colômbia, e foi eliminado da competição. Pouco mais de um mês depois, Luxemburgo foi demitido do cargo e, curiosamente, substituído por Renato Portaluppi.

A delegação gremista chegou em Concepción, no Chile, na noite de domingo. Renato comandou o último treino nesta segunda. As equipes se enfrentam hoje às 20h, no Estádio CAP. O Tricolor ainda encara o Estudiantes, no sábado, dia 8, no Couto Pereira, em Curitiba.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Com 38 anos, Sorriso já é dona de números de expressão internacional

Publicado em 02 de Julho de 2024 ás 06h 32min


1 em cada 5 aviões da frota agrícola do país está em MT

Publicado em 02 de Julho de 2024 ás 05h 35min


Sport Sinop vence Cáceres/Tangará e larga em vantagem na final da Segundona

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 16h 29min


Jornal Online

Edição nº1327 02/07/2024