Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Setembro de 2025

Noticias

Grupo D: atual campeã, França tentará defender seu título no Catar

08 de Novembro de 2022 as 11h 00min

França busca o tri no Catar – Foto: Divulgação

Atual campeão mundial, a França é, de longe, a grande favorita da quarta chave. No entanto, os Blues se deparam com alguns traumas recentes em torneios de alto calibre.

Na Euro-2020, Mbappé, Benzema e companhia amargaram a eliminação, com o craque do Paris Saint-Germain errando a cobrança de pênalti decisiva diante da Suíça. Ngolo Kanté é um importantíssimo desfalque de Le Bleau. O meio-campista do Chelsea está em processo de recuperação e está fora da Copa.

O grupo ainda tem a concorrência da embalada Dinamarca, comandada por Christian Eriksen. De forma modesta, Austrália e Tunísia tentarão surpreender, mas devem fazer certa figuração. Por isso, as duas europeias devem se classificar com certa facilidade para as oitavas de final.

FRANÇA
A seleção francesa chega à Copa do Mundo de 2022 como uma das favoritas para a vitória. Os “Le bleus” (“os azuis”, em francês), vão ao Catar em novembro deste ano defender o título que conquistou na Copa de 2018, na Rússia. Será que a seleção quebrará a maldição do campeão mundial que vai mal na copa seguinte?
Além da vitória na Rússia, a seleção francesa também ganhou a Copa de 1998, sediada no próprio país. Na Copa de 2006, na Alemanha, a França chegou perto e foi a vice-campeã.
O elenco francês para as disputas no Catar conta com grandes nomes do futebol europeu. Sob o comando de Didier Deschamps, mesmo técnico da vitória na Rússia, a França tem como destaque Karim Benzema e Kylian Mbappé como a dupla fatal no ataque, e Raphael Varane e Lucas Hernández na defesa
Paul Pogba, Antoine Griezmann, entre outros do meio-campo também estão entre os nomes que garantem à seleção altas expectativas com relação ao seu desempenho.
Para a disputa no Catar, a França é cabeça de chave do Grupo D, ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. Nas Eliminatórias, a seleção francesa não enfrentou grandes dificuldades. Dos oito jogos, conquistou cinco vitórias e apenas três derrotas, de modo que ficou em primeiro no seu grupo das Eliminatórias da Europa.
A atual campeã chega ao Catar em busca do bi campeonato consecutivo. A seleção que já era muito forte em 2018 ficou mais forte ainda em 2022. Embora viva um problema com lesões nos seus principais jogadores, a seleção segue muito bem e é considerada uma das favoritas.

AUSTRÁLIA
Uma das últimas seleções a garantir sua vaga, a Austrália não tem um dos seus melhores times, e o terceiro lugar da chave estaria de bom tamanho. A maioria dos jogadores atua no futebol alemão, inglês e escocês.
O nome mais conhecido é Aaron Mooy, que atua no Celtic. Mas Jamie MacLaren assume protagonismo com a camisa da Austrália. O jogador do Melbourne City se destaca por sua facilidade em jogadas rápidas e dentro da área, além de finalizar com ambas as pernas e esbanjar velocidade nas jogadas pelo centro do gramado. Na última temporada, MacLaren alcançou a marca de 25 gols em 24 partidas em seu clube, e quando foi acionado na seleção, não deixou a desejar.
A Copa do Catar será a sexta na história da Austrália, que esteve nas edições de 1974, 2006, 2010, 2014 e 2018. Sua melhor campanha foi em 2006, quando chegou às oitavas de final e foram derrotados pela Itália, posteriormente campeã.

DINAMARCA
Seleção em ascensão, com vários jogadores de qualidade em um bom momento da carreira, que estão sendo muito bem treinados. É uma seleção que está correndo por fora, mas que pode surpreender a todos. A Dinamarca não aparenta ter uma formação fixa.
Os dinamarqueses contam com muita velocidade em suas jogadas e também têm uma finalização precisa. Além disso, contam com um posicionamento de dar inveja, o que dificulta a chegada adversária.
O camisa 10 Christian Eriksen, atualmente no Manchester United, é o nome mais conhecido, mas não só pelo seu futebol técnico, sua rapidez e consistência nas jogadas. O meia sobreviveu a um mal-súbito quando jogava contra a Finlândia, na última Eurocopa e assustou o mundo do futebol. Após o trauma, foi reanimado ainda em campo e após período de recuperação retornou aos gramados. Mesmo com o susto, ele já figura em sua seleção e chega ao ponto máximo do esporte, uma Copa do Mundo.
A Dinamarca não tem tradição em Copas. Esteve presente em 1986, 1998, 2002, 2010 e 2018. Sua melhor participação foi em 1998, quando chegou às quartas de final, sendo derrotada pelo Brasil por 3 a 2.

TUNÍSIA
Primeiro país africano a vencer um jogo de futebol em Copas do Mundo, a Tunísia estreia na edição do Catar contra a Dinamarca. Pelo Grupo C, os tunisianos também enfrentarão os times de Austrália e França.
Depois de sua participação em 1978, na Argentina, onde fez história ao bater o México por 3 a 1, a Tunísia participou da Copa do Mundo em 1998, 2002 e 2006. Também participou do torneio em 2018, quando foi, pela quinta vez, eliminada na primeira fase da competição.
A seleção teve seu melhor ano em 2004, quando venceu a Copa das Nações Africanas. Também conquistou a Copa das Nações Árabes em 1963. Em 2022, o elenco é treinado por Jalel Kadri, que era auxiliar de seu antecessor, Mondher Kebaier, até o ano passado.
Dylan Bronn (zagueiro do Metz, da França), Ellyes Skhiri (meio-campista do Colônia, da Alemanha) e Youssef Msakni (atacante do Al-Duhail, do Catar) são três dos principais jogadores que tentarão ajudar a Tunísia a disputar a fase de mata-mata pela primeira vez.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Conheça o “fantasma”, novo drone militar da Boeing

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 17h 31min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 16h 30min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 15h 30min


Jornal Online

Edição nº1641 - 26/09/2025