Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Setembro de 2025

Noticias

Grupo E: Espanha e Alemanha vão destoar com pouco espaço para zebras

09 de Novembro de 2022 as 06h 12min

Espanha e Alemanha fazem clássico na segunda rodada – Foto: Divulgação

O Grupo E da Copa do Mundo do Catar não chega com o status absoluto de grupo da morte, mas reservará um dos confrontos mais interessantes dos primeiros dias do mundial.

Potencias europeias, Espanha e Alemanha não foram muito longe em 2018, mas, se tiverem aprendido a lição de não vacilar em momentos importantes, têm tudo para conquistarem as duas vagas nas oitavas de final.

Japão e o vencedor da repescagem internacional entre Nova Zelândia e Costa Rica devem ser meros coadjuvantes. Apesar que... é sempre bom lembrar que os costarriquenhos surpreenderam em 2014 quando passaram em primeiro lugar contra os gigantes Uruguai, Itália e Inglaterra.

E em 2018, o Japão abriu 2 a 0 contra a Bélgica, mas conseguiu perder a partida e viu os Diabos Vermelhos avançarem para pegar o Brasil nas quartas. Bom, o desfecho vocês todos lembram.

ESPANHA
A seleção espanhola é comandada desde 2018 por Luís Enrique, que teve anos de sucesso no Barcelona. Com a Espanha, ele costuma utilizar o sistema 4-3-3 para a organização de seus jogadores. Nas Eliminatórias Europeias e na recente disputa da Liga das Nações, a Espanha se aproveitou desse modelo de jogo para alcançar êxito em suas partidas.

Nas Eliminatórias da Uefa, a Espanha liderou o Grupo B, jogando contra a Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo. Em oito partidas, conquistou 6 vitórias, além de 1 empate e 1 derrota, chegando aos 19 pontos. Acumulou 15 gols e sofreu apenas 5.

Para o destaque desta edição, escolhemos Álvaro Morata como quem pode surpreender nesta Copa. O camisa 7 da Espanha é o nome que figura na frente da linha de ataque, e é a esperança de gols para a Fúria. Apesar disto, o atacante do Atlético de Madrid falha em jogadas dadas como fáceis, mesmo assim, é o responsável por finalizar as jogadas e garantir os gols de sua seleção.

A Espanha esteve em 15 edições de Copa do Mundo. Quando sediou a competição, em 1982, chegou até a segunda fase.

Sem sombra de dúvidas, sua melhor participação foi em 2010, na Copa da África do Sul, em 7 partidas disputadas, perdeu apenas 1 vez, e conquistou 6 vitórias, a mais importante contra a Holanda, quando Andrés Iniesta aplicou fez o gol de glória na prorrogação e ergueu sua única taça da competição mundial.

COSTA RICA
Pode ser considerada a pior seleção nessa Copa. A equipe que foi considerada a zebra em 2014 por se classificar no “grupo da morte” decaiu muito nesses anos, com os principais jogadores ficando com a idade muito elevada.

Para o Mundial de 2022, a seleção costarriquenha terá uma base de jogadores que é preservada desde 2014.

Na Eliminatórias da Concacaf, a Costa Rica fez uma campanha mediana, que não foi suficiente para cravar a vaga direta ao Catar. Em uma tabela liderada por Canadá, México e Estados Unidos, os costarriquenhos ficaram em 4º lugar e passaram pela repescagem intercontinental (eliminaram a Nova Zelândia).

A Costa Rica esteve nas Copas de 1990, 2002, 2006, 2014 e 2018. Na Copa do Brasil, foi líder do grupo da morte (venceu Uruguai e Itália e empatou com a Inglaterra). Passou pela Grécia nas oitavas e caiu nos pênaltis para a Holanda nas quartas.

ALEMANHA
A sempre temida seleção alemã chega na Copa como uma candidata ao título, porém mais discreta. Um time muito forte fisicamente e que gosta de fazer gols, embora venha de cinco empates nos últimos sete jogos, a seleção da Alemanha normalmente costuma se dar bem em grandes competições.

As eliminatórias foram tranquilas para a Alemanha. O sorteio colocou os alemães no Grupo J, que contou com equipes como Macedônia do Norte, Romênia, Armênia, Islândia e Liechtenstein. Como esperado, os adversários não foram páreos e a seleção alemã terminou em primeiro lugar, com 27 pontos (apenas uma derrota) e garantiu vaga direta no Catar.

A Alemanha é a seleção que mais chegou à decisão da Copa: foram 8 oportunidades, sendo campeã em 1954, 1974, 1990 e 2014, e vice em 1966, 1982, 1986 e 2002.

JAPÃO
O Japão disputará sua sétima Copa do Mundo. A seleção japonesa não fica de fora de uma Copa do Mundo desde a França-1998 e, embora pareça que sempre participaram da competição, a Copa da França foi a primeira de sua história. Desde então, os japoneses têm sido uma figurinha repetida nas fases de grupos. Atualmente treinada por Hajime Moriyasu, a seleção da terra do sol nascente teve umas eliminatórias impecáveis na Ásia.

O Japão tem uma equipe muito boa, com vários jogadores espalhados por diversas ligas importantes da Europa, como a da Alemanha. Sua estrela é Takumi Minamino, mas também se destacam Takehiro Tomiyasu, Ko Itakura, Yuto Nagatomo, Wataru Endo e Takefusa Kubo.

Em Copas, o melhor resultado foi chegar três vezes às oitavas: em 2002, quando era uma das sedes, perdeu da Turquia; em 2010, na África do Sul, perdeu nos pênaltis para o Paraguai; e em 2018, na Rússia, acabou derrotada de virada para a Bélgica por 3 a 2 (depois de estar vencendo por 2 a 0).

Em Catar 2022, o Japão compartilhará o Grupo E com Espanha, Costa Rica e Alemanha. Para avançar, eles terão que alcançar um desempenho perfeito.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Conheça o “fantasma”, novo drone militar da Boeing

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 17h 31min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 16h 30min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 15h 30min


Jornal Online

Edição nº1641 - 26/09/2025