Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Setembro de 2025

Noticias

Grupo F: “ótima geração belga” tem sua última chance de ir mais longe em Mundiais

10 de Novembro de 2022 as 06h 00min

Jogadores da Bélgica cantam hino em jogo das Eliminatórias Europeias – Foto: Bruno Fahy

O sorteio reservou um destino não tão complexo para Bélgica e Croácia. A geração belga comandada por Kevin De Bruyne pode não ter o vigor de outras épocas, mas ainda tem lenha para queimar.

Vice-campeã em 2018, na Rússia, a Croácia aposta as fichas do talento do meia do Real Madrid e eleito o melhor do mundo em 2018, Luka Modric.

Sem tanta tradição como outras colegas africanas, o Marrocos é o azarão do grupo, que vê um Canadá com sede de Copa do Mundo, após ficar 36 anos distantes da maior celebração do futebol – e ainda em busca do seu primeiro gol em Mundiais.

BÉLGICA

Forte candidata ao título, a supergeração belga terá mais essa oportunidade (talvez a última) de conquistar algo, mesmo não estando em um ótimo momento. A seleção contém vários jogadores com qualidade que podem ajudar o seu país a acreditar na conquista do torneio mais importante do mundo.

Apesar disso, os belgas nunca foram uma seleção com tradição em Copas do Mundo. Não à toa, a geração atual é chamada de 'Ótima Geração Belga'. Foram com eles que a Bélgica teve sua melhor participação: em 2018, na Rússia, eles conseguiram um ótimo terceiro lugar. Após perder para a campeã França na semifinal, os comandados de Roberto Martínez venceram a Inglaterra na disputa do 'bronze'.

A Bélgica tem como grande, ou único, título relevante o ouro nos Jogos Olímpicos de 1920, disputado em Antuérpia. Na Copa do Mundo, os Diabos Vermelhos participaram de 11 das 20 edições e justamente na última atingiu sua melhor campanha. Após terminar em primeiro de seu grupo, o time liderado por De Bruyne, Hazard e Lukaku, eliminou o Japão, nas oitavas, e o Brasil, nas quartas de final. Na semifinal, caiu para a campeã França, mas garantiu um lugar no pódio ao bater a Inglaterra por 2 a 0 na disputa do terceiro lugar. Antes de 2018, a melhor participação dos belgas havia sido em 1986, quando terminaram em quarto.

Com o declínio técnico e físico de Hazard e Lukaku, que seguem sendo jogadores importantes, a eficiência do ataque depende cada vez mais da genialidade de Kevin De Bruyne. Praticamente todas as jogadas passam pelos pés do meia do Manchester City, que faz a ponte entre a defesa e o ataque. Outro destaque é o goleiro Thibaut Courtois, que já havia sido fundamental na última Copa do Mundo e hoje, defendendo as cores do Real Madrid, é para muitos o melhor do mundo na posição.

O Grupo D, que também conta com Canadá, Croácia e Marrocos, é marcado pelo equilíbrio. Por mais que a dita “geração de ouro” tenha envelhecido e muitos dos jogadores titulares e suplentes já não vivam mais seus auges, a Bélgica é favorita para ficar com uma das vagas nas oitavas de final.

CANADÁ

A seleção canadense não terá tanta relevância. Não tem tantos craques no time e está em um grupo complicado. O grande marco da seleção foi chegar à Copa do Mundo, feito que não acontecia há muitos anos.

A campanha do Canadá até a Copa do Mundo do Catar foi impecável. Jogando pelas eliminatórias da Concacaf, os canadenses conseguiram superar adversários como Estados Unidos e México e ficaram com a primeira colocação, garantindo a classificação de maneira antecipada. Foram 28 pontos conquistados em 14 jogos, com apenas duas derrotas durante a classificatória.

Os canadenses não têm tradição em Copas. Sua única participação foi em 1986, no México. Na ocasião, o Canadá teve uma das piores campanhas daquela edição, quando foi eliminado na fase de grupos após perder os 3 jogos que disputou. E em 2022, luta para marcar seu primeiro gol.

MARROCOS

O Marrocos chega para a Copa com talvez o seu melhor time de todos os tempos. A performance desses atletas foi provada já durante a fase eliminatória da competição, onde o país africano disputou 6 partidas e não amargou sequer uma derrota.

Marrocos disputará partidas contra a Croácia no dia 23 de novembro, contra a Bélgica em 27 do mesmo mês, e finalmente contra o Canadá em 1º de dezembro.

Os africanos chegam com um time forte para a Copa de 2022. Entre os destaques do time africano estão o goleiro Yassine Bounou, o volante e zagueiro Romain Saiss, o lateral-direito Achraf Hakimi (sua principal estrela), o meio-campo Sofyan Amrabat e o meia Sofiane Boufal.

CROÁCIA

A atual vice-campeã chega ao Mundial com o sonho de realizar o mesmo feito de 2018, mesmo que com mais dificuldade por conta da idade elevada de seus principais jogadores, a seleção croata não deve passar sem chamar atenção no Catar.

Os croatas tiveram vida tranquila nas eliminatórias. Foram líderes do Grupo H, com 23 pontos conquistados e apenas uma derrota. Com isso, conquistaram o direito de jogar a Copa de forma direta, sem a necessidade de repescagem.

A Croácia tem uma seleção interessante, com bons nomes, mas sem dúvidas o principal é Luka Modric. O volante de 37 anos é uma das referências da posição, sendo eleito o melhor jogador de 2018. Pode ter uma idade avançada e deve ser sua última Copa, mas é inegável que ele é como vinho: quanto mais envelhece, melhor fica.

A Croácia já teve algumas boas participações em copas, mas a melhor delas foi na última, em 2018. Na Rússia, os croatas chegaram bravamente até a final, contrariando todas as expectativas. Foram derrotados para a França por 4 a 2 e ficaram com a segunda colocação da competição.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Conheça o “fantasma”, novo drone militar da Boeing

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 17h 31min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 16h 30min


Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 15h 30min


Jornal Online

Edição nº1641 - 26/09/2025