Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Setembro de 2025

Noticias

Grupo H: equilíbrio e imprevisibilidade dão o tom e o compasso da chave

13 de Novembro de 2022 as 06h 00min

Última Copa de Cristiano Ronaldo – Foto: Divulgação

Mesmo com a presença do astro Cristiano Ronaldo, o Grupo H promete equilíbrio do início ao fim. Na briga por uma das vagas às oitavas, CR7 terá a concorrência de outros dois grandes nomes do futebol: o uruguaio Luis Suárez, do Atlético de Madrid, e o sul-coreano Heung-min Son.

São três jogadores da primeira prateleira do futebol para apenas dois lugares ao primeiro sol da Copa do Mundo.

As presenças de Portugal, Uruguai e Coreia do Sul são complementadas por Gana que, mesmo sem o brilho individual, aposta no coletivo aguerrido para fazer frente. Ainda assim, Uruguai e Portugal devem avançar.

PORTUGAL

Portugal conquistou a classificação na repescagem contra a Macedônia do Norte, que eliminou a Itália na fase anterior. Essa será uma Copa histórica para os portugueses, que vão assistir a última participação de Cristiano Ronaldo pela competição. A seleção tem um ótimo elenco e tenta buscar o seu primeiro título Mundial.

Portugal participou de 7 Copas (1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018). Dessas disputas, em três ficou pela fase de grupos (1986, 2002 e 2014).

Cristiano Ronaldo é, com toda certeza, o maior jogador da história de Portugal, sendo o responsável por carregar a equipe até o título da Euro de 2016 e também o grande destaque da seleção portuguesa nas Copas do Mundo que disputou.

O técnico Fernando Santos assumiu o comando da equipe em 24 de setembro de 2014, sendo o substituto de Paulo Bento. Entretanto, a seleção portuguesa não agrada muito e várias vezes é muito criticada pelos seus torcedores.

Contra Gana e Coreia do Sul, Portugal deve ir à campo com uma formação parecida com um 4-2-3-1. Já contra o Uruguai, pode optar por uma formação mais conservadora, sem dar espaços para o adversário, como fez contra a Espanha na primeira rodada da Nations League.

A provável escalação de Portugal para sua estreia na Copa do Mundo: Diogo Costa; Cancelo, Ruben Dias, Pepe (Danilo) e Nuno Mendes; William Carvalho e Ruben Neves; Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Diego Jota; Cristiano Ronaldo.

Em duas ocasiões os portugueses chegaram às semifinais. A melhor campanha ocorreu em 1966. A equipe de Eusébio chegou em terceiro lugar. Em 2006, o selecionado português comandado por Luís Felipe Scolari e liderados em campo pelos craques Figo e Cristiano Ronaldo chegou em quarto lugar.

GANA

O técnico Otto Ado está a pouco tempo no comando da equipe, mas já impôs uma preferência tática: o 4-1-4-1. Em algumas situações do jogo, a formação pode variar para o 4-2-3-1. A equipe ganesa sente um pouco de dificuldade de criar jogadas de gol quando o adversário se retrai e abre mão da bola. O cenário ideal para o time é quando existe espaço para explorar a velocidade e a habilidade dos seus jogadores de frente.

O caminho de Gana até a Copa foi com emoção. Disputaram até o fim a liderança do Grupo G com a África do Sul. No mata-mata, conquistou a vaga após enfrentar a Nigéria.

Gana participou a primeira vez da Copa do Mundo em 2006, quando foi eliminada nas oitavas de final. A melhor participação da seleção veio na Copa seguinte, quando chegou até as quartas de final, sendo eliminada de forma melancólica para o Uruguai, no famoso episódio da defesa de Luis Suárez com a mão, dentro da área.

URUGUAI

A seleção uruguaia chega para a Copa com uma certa aura de dúvidas e desconfiança. A Celeste Olímpica, como é conhecida, fez uma eliminatória muito irregular, e chegou a flertar seriamente com o risco de ficar fora do mundial, algo que não ocorre desde a Copa de 2006.

O momento ruim fez a seleção demitir o lendário técnico Óscar Tabárez, que treinava a equipe desde 2006, tendo levado o Uruguai às semifinais da Copa de 2010 e ao título da Copa América em 2011.

Para o lugar de Tabárez foi escolhido Diego Alonso, que conseguiu fazer o time uruguaio reagir. Se antes de sua chegada o Uruguai vinha de quatro derrotas seguidas nas eliminatórias, Alonso conseguiu quatro vitórias consecutivas nos jogos finais e o Uruguai terminou em terceiro lugar e com a vaga na Copa assegurada.

Em 2022 a equipe já disputou nove jogos: venceu sete, empatou um e perdeu outro. Está em um grupo complicado, no qual os uruguaios terão reedições de confrontos disputados em mundiais anteriores. Portugal foi eliminado pelo Uruguai nas oitavas da Copa da Rússia. Já a Coreia do Sul foi eliminada nas oitavas da Copa de 2010, no qual o time sul-americano, na sequência, protagonizou um duelo histórico contra Gana, nas quartas.

Esta será a 10ª quarta participação do Uruguai em Copas do Mundo. Quando participou, a Celeste Olímpica foi campeã em duas oportunidades. Foi quarta colocada em uma, chegou às quartas de final em duas vezes e nas oitavas de final outras três. Além disso, foram três eliminações na fase de grupos.

E interessante: a seleção enfrentou os 3 adversários nas últimas 3 copas. Em 2010, eliminou a Coreia do Sul nas oitavas por 2 a 1. Nas quartas, venceu Gana nos pênaltis após aquela épica partida, que contou com a expulsão de Luis Suárez e pênalti perdido por Gyan nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. Nas penalidades, Loco Abreu mandou uma cavadinha e garantiu o Uruguai nas semifinais. Já em 2018, Portugal foi a vítima, que perdeu nas oitavas por 2 a 1.

Apesar de ainda contar com medalhões como Suárez e Cavani, não resta dúvida de que o principal atacante uruguaio da atualidade é Federico Valverde. O jogador do Real Madrid pode jogar tanto na meia quanto aberto pelo lado direito, e até mesmo como ala. Sua habilidade e versatilidade serão uma grande arma pra seleção do Uruguai.

CORÉIA DO SUL

Liderada pelo atacante Heung-Min Son, a seleção sul coreana chega ao Catar acreditando em uma vaga nas oitavas de finais, podendo ser uma das zebras da edição caso Portugal ou Uruguai deem alguma bobeada, como aconteceu em 2018, quando a seleção da Coreia do Sul eliminou a Alemanha ainda na fase de grupos.

A Coreia do Sul teve uma campanha tranquila nas eliminatórias da Ásia. Classificada direta para a segunda fase, os sul-coreanos se classificaram tranquilamente no Grupo H, terminando em primeiro lugar invicto. Na terceira fase, se classificou direto para a Copa do Mundo, terminando em segundo lugar no Grupo A, com certa sobra para o terceiro colocado, que o levaria para a repescagem.

A melhor participação da Coreia do Sul em Copas do Mundo foi justamente quando foi uma das sedes, em 2002. Na ocasião, os donos da casa ficaram em um excelente quarto lugar, perdendo para a Turquia na disputa do bronze.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Lançamento revoluciona o controle de lesmas e caracóis nas lavouras

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 13h 29min


O que todo irrigante deve saber sobre perda de carga e diferencial de pressão

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 12h 28min


Arrecadação federal no ano supera 2024, apesar da queda em agosto

Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 11h 27min


Jornal Online

Edição nº1640 - 25/09/2025