Noticias
Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde serve de modelo para estruturação da GCM de Sinop
30 de Outubro de 2025 as 18h 56min
Visita da comitiva sinopense ao município aconteceu nesta semana – Foto: Divulgação
O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sinop, coronel Wesney Sodré, visitou Lucas do Rio Verde para conhecer de perto a estrutura da Guarda Civil Municipal Armada, considerada referência no estado.
Durante o encontro, o secretário, Cel. Marcos Cunha destacou o papel de destaque de Lucas do Rio Verde na segurança pública. “Recebemos o coronel Sodré e sua equipe para apresentar toda a estrutura organizacional da nossa Guarda, tanto administrativa quanto operacional. Eles vão conhecer programas importantes como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto ROPE (Ronda Ostensiva Preventiva Escolar) e o sistema de videomonitoramento do CIOSP. Nosso objetivo é compartilhar essa experiência bem-sucedida para que possa contribuir na implantação da guarda armada em Sinop”, afirmou o secretário.
O coronel Wesney Sodré elogiou a gestão municipal e ressaltou que a visita busca fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os municípios.
Lucas do Rio Verde é pioneira em Mato Grosso ao implantar a primeira Guarda Civil Municipal Armada com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF.
Com 64 guardas civis e equipamentos modernos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde tem se destacado pelo impacto positivo na segurança da população, consolidando o município como modelo em gestão e inovação na segurança pública municipal.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
