Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 13 de Outubro de 2025

Noticias

Guerra que inspirou Armagedom na Bíblia é descoberta por arqueólogos

27 de Março de 2025 as 09h 53min

Novas evidências arqueológicas da antiga cidade de Megido, no atual território de Israel, indicam que o local foi palco de uma batalha que teria inspirado a história do Armagedom. O termo descreve a luta final entre as forças do bem e do mal, que é profetizada na Bíblia.

De acordo com o estudo, um rei israelita e um faraó egípcio realmente se enfrentaram na região há mais de 2.600 anos. Esta conclusão foi possível a partir da análise de fragmentos de cerâmica encontrados no local.

De acordo com a Bíblia, o rei Josias do Reino de Judá confrontou o faraó egípcio Neco II em Megido no ano de 609 a.C. Até então, esta batalha estava presente apenas nos relatos religiosos. Mas agora, a análise de fragmentos de cerâmica antiga indica que Megido foi de fato ocupada pelos egípcios naquela época.

Segundo os pesquisadores, no entanto, não é possível confirmar que Josias estava na batalha. Se ele estava lá, como diz a Bíblia, não está claro se Josias morreu de ferimentos que sofreu durante uma batalha contra os egípcios em Megido, ou se ele foi executado como vassalo do faraó.

De acordo com o livro religioso, a morte de Josias predisse a queda de Jerusalém em 586 a.C. para os neobabilônios sob o comando de Nabucodonosor II, cujas forças destruíram o Primeiro Templo, também conhecido como Templo de Salomão.

Megido era uma cidade estrategicamente importante no passado. Ela estava localizada bem no meio de rotas comerciais e militares, e foi ocupada em diferentes épocas por cananeus, israelitas, assírios, egípcios e persas. Muitas grandes batalhas ocorreram por lá, e seu nome inspirou o termo “Armagedom”.

Escavações realizadas na antiga cidade desenterraram mais de 20 camadas arqueológicas desde a década de 1920. As conclusões foram descritas em estudo publicado no The Scandinavian Journal of the Old Testament.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min


Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min


Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025