Noticias
Haddad confirma IR de 17,5% sobre rendimentos de aplicações
12 de Junho de 2025 as 10h 20min
Ministro classificou como prudentes falas de Hugo Motta sobre pacote – Foto: Divulgação
As medidas de compensação ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incluirão uma alíquota única de 17,5% de Imposto de Renda sobre os rendimentos de aplicações, confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“A média da tributação das aplicações financeiras já é 17,5%. Então, nós estamos fixando uma alíquota para todas as aplicações financeiras no mesmo patamar. Hoje ela vai de 15% [para aplicações de até dois anos] a 22,5% [para aplicações de longo prazo]”, disse Haddad, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro também citou na reunião uma alta de 15% para 20% no Imposto de Renda sobre os Juros sobre Capital Próprio (JCP). Embora a medida tenha sido rejeitada em 2023 pelo Congresso, Haddad disse que o tema foi incluído no pacote por sugestão de parlamentares.
Por cerca de duas horas, Haddad explicou a Lula as propostas acertadas com líderes partidários na reunião de domingo (8). Segundo o ministro, os textos das propostas foram encaminhados à Casa Civil antes do envio ao Congresso Nacional.
Segundo Haddad, o governo também pretende enviar um projeto de lei complementar para reduzir em 10% as isenções fiscais num segundo momento. O modelo do corte, explicou o ministro, ainda será definido pelo Congresso. Em relação às medidas de contenção de despesas, o ministro disse que elas serão discutidas por uma comissão de líderes partidários, com participação de integrantes da equipe econômica.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Justiça prorroga stay period e mantém suspensas execuções contra produtora
Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 05h 04min
Palmeiras buscará convocados em voos fretados e pode ter Flaco López
Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 13h 08min
Operação conjunta recupera motos e veículos comercializados via esquema de venda ilegal
Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 11h 07min
