Noticias
Hamsters e mais de 70 cachorros de raça são resgatados em canil clandestino
18 de Setembro de 2025 as 09h 43min

Mais de 70 cachorros de raças, como Shih-Tzu, Spitz Alemão e Pinscher, foram encontrados em um canil clandestino localizado na avenida Prainha, no bairro Porto, em Cuiabá. Segundo a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA), os animais viviam em condições insalubres e com graves indícios de maus-tratos.
Durante a ação, o local foi interditado. Além dos cachorros, foi encontrado um criadouro irregular de hamsters, com alguns doentes e apresentando debilidade física. Segundo a médica veterinária da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), Morgana Thereza Ens, que acompanhou a inspeção, no canil havia animais mortos, alguns se alimentando de outros cadáveres, fezes espalhadas, acumulo de lixo e comida velha. Os animais estavam confinados em espaços pequenos, sem ventilação adequada e sem manejo sanitário.
A investigação teve inicío após denúncias recebidas pelos canais oficiais da BEA e da Secretaria de Ordem Pública (SORP). O responsável pelo espaço não compareceu, sendo representado pela mãe. Segundo a polícia, quatro pessoas estavam no local, todas maiores de idade.
Conforme a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, responsável pela operação, o local não possuía alvará sanitário, nem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária e funcionava em desacordo com as normas de saúde e bem-estar animal. A descrição da atividade no alvará também não condizia com a realidade, estando registrada como “Comércio Varejista Hortifrutigranjeiro”, e o endereço informado no documento era diferente.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Vereadores aprovam quase 40 homenagens que serão entregues em Sessão Solene
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 10h 44min
Flamengo terá reforços, mas dupla titular deve continuar de fora
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 08h 42min
Complexo da soja projeta recorde de produção e esmagamento em 2025, aponta ABIOVE
Publicado em 18 de Setembro de 2025 ás 07h 38min