Noticias
HR de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar 3 vidas
29 de Abril de 2024 as 16h 19min

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde realizou no sábado (27) o primeiro processo de captação de órgãos realizado em Sinop. A captação foi concluída no final da tarde, no Hospital Regional. A cirurgia de retirada dos órgãos iniciou às 12h21 e possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão pacientes do Distrito Federal e de São Paulo.
A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília. A logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“A captação e o transplante de órgãos são procedimentos que destacam a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pessoa pode salvar a vida de pessoas que estão em outros estados aguardando o gesto da doação. Quero enaltecer o brilhante trabalho das equipes da SES, por meio da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop, que fizeram esse grande feito acontecer”, disse o secretário de Estado, Gilberto Figueiredo.
O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a primeira captação realizada na unidade. “Pela primeira vez, nós estamos ofertando para a Central Nacional de Transplantes órgãos de um dos nossos pacientes. Com o consentimento da família e apoio da CET, demos início ao processo. É preciso valorizar o gesto que esta família teve em um momento de muita dor”, avaliou o gestor.
Somente no ano passado, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes do estado e também de São Paulo, Pernambuco, Acre, Paraná e Distrito Federal.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min
Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min