Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

Iagro investirá mais de R$ 50 milhões em pesquisas que beneficiam produtor rural

12 de Julho de 2022 as 09h 00min

Decisão foi tomada em assembleia dos associados do Instituto no final do ano passado – Foto: Divulgação

O Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro) investirá cerca de R$ 50 milhões em pesquisas agrícolas nos próximos cinco anos. A decisão foi tomada em assembleia dos associados do Instituto no final do ano passado e já está sendo implementada.

Parte dos recursos será aplicada no Centro Tecnológico Aprosoja (Ctecno) Parecis, no município de Campo Novo do Parecis, que já vem realizando pesquisas há seis anos com ênfase no manejo agrícola em solos arenosos.

Esse, aliás, foi o primeiro grande investimento em pesquisa que o Iagro fez em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), com a proposta de obter informações que direcionem o correto manejo desse tipo de solo.

“Boa parte da produção agrícola do estado é feita em solos arenosos que, por natureza, são menos produtivos. Diante deste desafio, enxergamos a necessidade de investir em pesquisas que auxiliassem o produtor e hoje já contamos com um histórico de resultados positivos para alavancar a produtividade estadual”, destaca o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore.

Apesar de serem entidades voltadas à organização dos produtores rurais, o Iagro e o antigo Fundo de Apoio à Cultura da Soja (Facs), desde as respectivas criações, vêm priorizando a destinação de recursos para pesquisas, em parcerias com entidades como Fundação Mato Grosso e Embrapa.

Além de realizar o projeto Agrocientista, da Aprosoja-MT, que financia bolsas e projetos de pesquisas para alunos de mestrado e doutorado de universidades públicas e privadas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Hipertensão arterial afeta a vida de 36 milhões

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 07h 48min


Zé Ramalho é cotado para vice na chapa com Dorner

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 06h 47min


90 mandados contra investigados por tráfico e associação criminosa

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024