Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 29 de Novembro de 2025

Noticias

IA no campo ajuda a elevar produtividade e cortar custos

16 de Junho de 2025 as 18h 17min

IA já permite ganhos de até 40% na previsão de safra - Foto: Canal Rural

O uso de tecnologia no campo tem crescido de forma acelerada, e a Inteligência Artificial (IA) já se destaca como uma aliada fundamental para o produtor rural. Seja no ganho de produtividade, na redução de custos ou no planejamento familiar da atividade agrícola, a IA vem sendo incorporada às fazendas brasileiras com impactos concretos.

Em Diamantino, médio-norte de Mato Grosso, a família Kroling é exemplo dessa transformação. Apostando em tecnologia, eles viram a produtividade saltar de 45 para até 80 sacas por hectare em alguns talhões, com uma média geral de 66 sacas. O avanço se deve a um conjunto de fatores: além das máquinas modernas, houve investimento em sementes, cultivares e correção de solo. “A tecnologia não está só nas máquinas. A mudança foi completa, e os resultados estão aí”, explicou o produtor Altemar Kroling, também presidente do Sindicato Rural de Diamantino.

O acesso à informação em tempo real é uma das principais revoluções. Com sensores, satélites e softwares, é possível monitorar a lavoura em detalhes, prever safras com mais precisão e tomar decisões estratégicas com base em dados.

Apesar dos avanços, especialistas alertam para o uso mais eficiente dessas ferramentas. “A IA pode melhorar a previsão de safra em até 40%, aumentar em 70% a eficiência de aplicações localizadas e economizar até 30% no uso da água”, explica o geofísico e divulgador científico Sérgio Sacani.

Segundo ele, há muito alarmismo sobre o uso da tecnologia, mas a realidade é que a IA vem para ajudar. “Ela facilita o dia a dia do produtor e amplia a capacidade de resposta da lavoura”, pontua.

Para Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja-MT, o desafio agora é de adaptação. “A tecnologia está cada vez mais presente. E, na agricultura moderna, são os pequenos detalhes que fazem a grande diferença”, afirmou.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Mercado do boi gordo mantém estabilidade e ritmo lento nas negociações pelo país

Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 13h 35min


Ouvidoria da Prefeitura de Lucas participa de visita técnica promovida pelo TCE

Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 11h 27min


Palmeiras x Flamengo: números que explicam a força dos dois gigantes na final em Lima

Publicado em 29 de Novembro de 2025 ás 09h 23min


Jornal Online

Edição nº1685 - 29/11a01/12/2025