Noticias
IBGE troca siglas, inverte MT por MS e apaga Acre de mapa da Amazônia Legal
24 de Julho de 2025 as 08h 43min

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trocou as siglas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no mapa que mostra a Amazônia Legal. Além da inversão, o instituto não inclui a sigla do Acre, citando apenas a capital Rio Branco.
A falha do IBGE reforça a 'confusão histórica' que ocorre com o nome dos dois estados, desde a divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, em 1977.
O mapa em questão foi produzido em 2024 e tinha como objetivo destacar os estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. Ele não fazia parte de um atlas impresso, mas sim de um material informativo disponibilizado online pelo.
O mapa estava publicado na página do site do IBGE dedicada à Amazônia Legal, onde são apresentadas informações detalhadas sobre o tema — como os municípios que integram a região e a área total ocupada pelo bioma no Brasil.
No entanto, o conteúdo foi removido do ar e, até terça (22), não estava mais disponível no site do órgão. O g1 entrou em contato com o IBGE, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Com mais de 5 milhões de Km², a Amazônia Legal - que não contempla Mato Grosso do Sul - corresponde a 59% do território nacional, abrangendo 773 municípios em 9 estados brasileiros: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.
Conforme o IBGE, na Amazônia Legal residem 56% da população indígena brasileira. O conceito foi instituído em 1953 com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região.
Um estudo divulgado pelo Imazon, que analisou indicadores sociais e ambientais para entender como vivem as pessoas no país, mostra que as dez cidades com pior qualidade de vida no Brasil estão na Amazônia Legal.
No ranking, o Pará tem o maior número de cidades entre as top 10, com sete das dez cidades. O estado recebe este ano a Conferência Mundial do Clima, a COP 30, que vai debater as mudanças climáticas com representantes do mundo todo. A expectativa do país é fazer o debate em meio a Amazônia, mas vem sendo pressionado com a situação ambiental e indígena.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min
Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min
França tem seus primeiros bilionários da IA
Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 05h 37min