Noticias
IFMT e Mapa implantam Programa Piscicultura Mais Vida
12 de Março de 2025 as 09h 51min
Parceria com Embrapa tem o objetivo de fortalecer a agricultura regional – Foto: Divulgação
O programa Piscicultura Mais Vida será desenvolvido na Baixada Cuiabana, em Mato Grosso. A realização é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e foi anunciada pelo ministro Carlos Fávaro no sábado (8).
O objetivo é fortalecer a agricultura regional e promover a segurança alimentar das comunidades tradicionais da região.
O ato aconteceu na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) na Estação de Piscicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Nossa Senhora do Livramento.
A unidade conta com 27 tanques para piscicultura e a projeção é de que sejam produzidos até 1,5 milhão de alevinos por ano. O programa prevê o fornecimento gratuito dos alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que disponham de estrutura e condições para criação de peixes e, de forma subsidiada, para agricultores familiares.
“Enquanto tentavam fechar a estação de piscicultura, nós acolhemos, produzimos e vamos distribuir alevinos de graça para a população, resgatando um sonho dos anos 80”, declarou o ministro.
Com investimento de R$ 1 milhão do Mapa, a Estação de Piscicultura da Embrapa será um centro de formação continuada para criadores de peixes com cursos de instrução e nivelamento. Além disso, se tornará um centro de referência na produção de alevinos, atuando na qualificação e quantificação da produção e fornecimento.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Juros elevados pressionam agro e ameaçam sustentabilidade
Publicado em 27 de Outubro de 2025 ás 10h 48min
INSS: decisão do STJ altera cálculo de benefícios
Publicado em 27 de Outubro de 2025 ás 08h 46min
Escritório da Embraer na Índia fortalece troca de tecnologia com o Brasil
Publicado em 27 de Outubro de 2025 ás 06h 55min
