Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ILPF NA REDE Histórico das pesquisas com ILPF é tema do 1º podcast

Podcast disponível nas principais plataformas

24 de Fevereiro de 2021 as 09h 47min

Foto: Reprodução

DA REPORTAGEM

 

Foi lançado nas principais plataformas agregadoras de podcast e de áudio por streaming o primeiro episódio do ILPF na Rede. Com temática específica sobre sistemas integrados de produção agropecuária, o podcast traz em sua estreia o histórico das pesquisas que deram origem ao que hoje são conhecidos como sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

O convidado deste primeiro episódio é o pesquisador aposentado da Embrapa, João Kluthcouski, mais conhecido como João K. No podcast ele bate um papo com os apresentadores Gabriel Faria, da Embrapa Agrossilvipastoril, e Renato Rodrigues, da Embrapa Solos.

João iniciou os trabalhos com sistemas integrados ainda na década de 1980, quando buscava alternativas para melhorar a produtividade de arroz de sequeiro e de pastagens do Cerrado. Desse trabalho, saiu, por exemplo, o Sistema Barreirão, lançado pela Embrapa em 1991.

No podcast João contextualiza o momento em que iniciaram as pesquisas, a desconfiança que os sistemas geravam em produtores, técnicos e pesquisadores e relata como isso foi mudando com o tempo e com o incremento de novas tecnologias no sistema. “O Brasil é o único país do mundo que mantém o solo vegetado 12 meses por ano. Você está assimilando carbono, mantendo matéria orgânica no solo. O Brasil é o único país no mundo que faz quatro safras por ano, tendo seis meses de chuvas”, afirma.

O podcast ILPF na Rede é mais um canal de divulgação de informações sobre sistemas ILPF. Com foco em produtores, técnicos e estudantes, o podcast será produzido por meio de temporadas. A primeira delas terá 10 episódios, lançados semanalmente, sempre às segundas-feiras.

A cada episódio do ILPF na Rede os apresentadores recebem um convidado para uma entrevista sobre um tema específico dentro da ILPF. Para ouvir o ILPF na Rede basta fazer a busca com o nome do podcast em agregadores de podcast, como Spotfy, Google Podcast, Apple Podcast, Deezer e Amazon Music.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024