Noticias
ILUMINARE: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS
Mostra de arquitetura e interiores cresce e foca na negociação entre expositores e visitantes
19 de Julho de 2019 as 00h 00min

Sugestão de olho1: “a Iluminare não é mais uma exposição, ela é também um espaço para fechar negócios”
Sugestão de olho2: “Nós traremos todas as tendências para o lar das pessoas”
JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
jrgsinop@hotmail.com
A Iluminare chega em 2019 à sua sexta edição. A mostra de arquitetura e interiores, na verdade, deixa de ser focada apenas na exposição de espaços decorados e vira uma grande feira, que promete oportunizar negócios. O evento será realizado de 9 a 18 de agosto, no Ghizoni Centro de Eventos.
De acordo com a empresária e idealizadora da Iluminare, Val Araújo, o principal objetivo da feira é atrair consumidores interessados não só em acompanhar a exposição, mas principalmente fechar negócios. “Diversas lojas estarão expondo suas marcas, e muita gente pretende vir até o Ghizoni para acompanhar as tendências e novidades e trazê-las para dentro de suas casas. É uma oportunidade única de inovar com estilo e muita tecnologia”, destaca Val.
A feira começou pequena, sendo realizada no interior da loja da empresária, mas cresceu nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, a Iluminare foi realizada no Centro de Eventos de Sorriso, atraindo um grande público.
Aproveitando o crescimento da Iluminare, o Diário do Estado MT traz para você uma entrevista exclusiva e super especial com a empresária, que conta tudo sobre a feira. Ah, a feira terá também atrações culturais diversas, espaço gastronômico e as crianças foram lembradas! Confira.
DIÁRIO DO ESTADO – Quais as novidades para esta edição?
VAL ARAÚJO - Esse ano nós estaremos em um novo local, Ghizoni Centro de Eventos, e o tamanho da feira mais do que triplica, praticamente quadruplica! Isso porque serão 9.187 m² de feira. A nossa última edição em Sinop, em 2017, teve uma área em torno de 2,5 mil m². Neste espaço estarão distribuídos ambientes decorados, com empresas e arquitetos de renome, de Sinop e região. Vamos ter arquitetos e empresas de Cuiabá, também. Estará presente uma arquiteta de São Paulo para prestigiar. Os ambientes estarão repletos de tecnologia. Isso é inovação, mesmo. Nós traremos todas as tendências para o lar das pessoas.
DE – As pessoas, cada vez mais, estão atentas aos detalhes...
VA – Elas investem muito no conforto da residência, em qualidade, e esse grupo de arquitetos e empresários vai trazer isso para dentro da Iluminare. Tudo o que você procura para morar bem, independente do tamanho da casa, ali estarão oportunidades de grandes negócios. É uma feira que traz tendências. Hoje, a Iluminare não é mais uma exposição, ela é também um espaço para fechar negócios. Lá, você poderá negociar diretamente com os empresários, conhecer vários arquitetos. É uma oportunidade única para quem está pensando em reformar ou construir.
DE – Você disse para nós, antes de começar a entrevista, que vai ter espaço cultural também.
VA – Isso, nós teremos cinco artistas plásticos de Cuiabá, que trarão suas obras para cá, a Vila Cultural, todo voltado para cultura. A (artista plástica) Mari Bueno está preparando a Capela Sentire, em parceria com os arquitetos Paula Bussolaro e Ronaldo Barboza. Nesta Vila Cultural teremos uma galeria, onde estarão sendo expostas as obras destes cinco artistas cuiabanos. Neste espaço teremos uma escola que trará atividades culturais, todas as noites, com apresentações musicais e dança. Haverá espaço gastronômico, com restaurantes locais trazendo pratos diferenciados. Teremos o espaço kids para as crianças, portanto os pais podem ir despreocupados porque vai ter um local para deixar os menores.
DE – Haverá palestras voltadas para a arquitetura?
VA – Sim, teremos um auditório com palestras locais e nacionais, todas direcionadas. E tem que se antecipar, porque são apenas 300 lugares. Como destaques, teremos no dia 10 o arquiteto de renome nacional Geraldo Rufino e no dia 11 a arquiteta Juliana Medeiros, de Curitiba. Ambos vêm graças a parceria que firmamos com a Guaporé Vidros. A Juliana vai dar uma palestra sobre Arquitetura Sensorial, porque nosso tema nesta edição é Iluminare Sensações, causar, gerar sensações nas pessoas. Quando falamos disso, logo se associa aos cinco sentidos, mas as sensações vão muito além disso: a felicidade é um tipo de sensação. Queremos gerar alegria, diversão, tudo isso gera sensações. E na Iluminare desse ano teremos vários ambientes que vão proporcionar isso às pessoas. Quem for até o Ghizoni, vai ter a oportunidade de conhecer tudo isso, tendências para sua casa, mas momentos de lazer.
DE – Podemos dizer que este é um diferencial da feira desse ano: não só exposições, mas também oportunidade de movimentar o comércio local?
VA – Acaba sendo uma feira de negócios, mas a pessoa também pode trazer toda a família para curtir momentos de descontração. Tem espaço para a criança, restaurante, para os homens. É um programa para todo mundo, não só para um público específico. Vai ter desfiles de lojas e de relojoarias. Todo dia tem uma atração, são 10 dias de puras sensações! Realmente, é uma mostra que vai muito além da arquitetura.
DE – A entrada será semelhante à dos anos anteriores?
VA – Será um kg de alimento não-perecível ou R$ 5. Esses alimentos e o dinheiro arrecadado serão doados para entidades e famílias carente de Sinop. Na Catedral, existe um cadastro de pessoas carentes. Em 2016, a gente ajudou a Refeccs (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop) e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no qual contribuímos reformando a Sala de Cinema. E fizemos uma doação em dinheiro para Refeccs – parte do lucro do restaurante. Em 2017, também fizemos arrecadação de alimentos e doamos para a Refeccs e outras entidades. No ano passado, 4 entidades de Sorriso foram beneficiadas com uma tonelada de alimentos e R$ 10,8 mil.
DE – Por que você decidiu trazer de volta para Sinop a Iluminare?
VA – Na verdade, trata-se de uma mostra do Norte de Mato Grosso, e não especificamente de Sinop apenas. Apesar que manteremos ano sim, ano não a feira no município. Nós fizemos ela quatro anos seguidos em Sinop, e depois fomos para um espaço maior, em Sorriso. Neste espaço de tempo de dois anos, surgem novidades que tornam mais fáceis de serem expostas. A ideia é que o público venha e se sinta impactado. Ano que vem não será em Sinop, ela vai rodar todo o Norte do estado.
DE – Saindo do interior e se dirigindo a Cuiabá, já cogitou?
VA – Em relação a Cuiabá, temos convite de alguns empresários de lá. Na verdade, estamos estudando inicialmente Primavera do Leste. Vamos estudar novamente Sorriso. A Iluminare tem um padrão. É importante reiterar que nós também precisamos do apoio dos empresários locais, porque o objetivo da Iluminare é aquecer o comércio, gerando movimento.
Veja Mais
Pesquisadores podem enviar até 2ª artigos para Revista científica da Seciteci
Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 13h 38min
BC limita valores entre registradoras de recebíveis
Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 11h 35min
MP ajuiza ação contra reeleição ilimitada de mesa diretora da Câmara de Itanhangá
Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 09h 35min