Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

Imea prevê alta de 11,65% no consumo interestadual da soja

09 de Maio de 2024 as 10h 43min

Projeção da soja futura decorre diante das perspectivas do fenômeno La Niña – Foto: Envato

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) prevê um aumento de 15,79% nas exportações da soja para a safra 2024/25 e de 11,65% no consumo interestadual. Já dentro do estado, a estimativa é que 12,47 milhões de toneladas sejam destinadas para a indústria (coprodutos e proteína animal).

A projeção consta no relatório de Oferta & Demanda divulgado no último dia 6 de maio. Segundo o levantamento, 26,91 milhões de toneladas devem ganhar o mercado externo.

No que tange ao consumo interestadual, estima-se que 4,41 milhões de toneladas ultrapassem as divisas do estado. A projeção de crescimento é decorrente a expectativa da presença do fenômeno La Niña no próximo ano-safra, que tende a influenciar negativamente no regime de chuvas no sul do Brasil.

“Já para o consumo da oleaginosa em Mato Grosso, espere-se uma alta de 2,76% em relação à safra passada, projetado em 12,47 milhões de toneladas, devido expectativa de uma maior demanda das esmagadoras devido a ampliação na capacidade das indústrias”, destaca o Imea.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025