Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 21 de Julho de 2025

Noticias

IMPROBIDADE: Justiça bloqueia bens de prefeito por Uso de materiais em obras particulares

Denúncia aponta uso de maquinário público

16 de Dezembro de 2019 as 08h 00min

Prefeito Érico Stevan Gonçalves — Foto: Prefeitura de Guarantã do Norte/Divulgação

DA REPORTAGEM

A pedido da Promotoria de Justiça da comarca de Guarantã do Norte a Justiça concedeu liminar e determinou o bloqueio judicial de bens do prefeito Érico Stevan Gonçalves (PRB), do ex-secretário municipal de Obras Claudiomar Paloschi, do empresário Hermes Olney Brandão e do produtor rural Jair Tavares, até o montante individualizado de R$ 28.825,56.

A ação civil pública por ato de improbidade foi proposta pelo promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco, no fim de novembro, e a liminar concedida na quinta-feira (12).

Conforme a ação, foi instaurado inquérito civil para apurar denúncia formulada por membros da Câmara Municipal de Guarantã do Norte a respeito da utilização de maquinários públicos, pertencentes à prefeitura, na execução de serviços em propriedade particular, conhecida como Gleba Vale do XV.

Inspeção realizada no local constatou a presença de maquinários nas propriedades rurais dos requeridos Hermes Brandão e Jair Tavares. Ainda durante a investigação, foi apurado que a ordem para execução dos serviços partiu do ex-secretário de Obras, também requerido na ação.

Embora a prefeitura tenha alegado a utilização dos equipamentos públicos na recuperação da estrada municipal do Vale do XV, ficou comprovado que foi utilizado bem público para colocar cascalho no curral da propriedade e na manutenção do acesso até a sede do imóvel rural pertencente a Hermes e Jair. Além disso, a Procuradoria Jurídica Municipal apresentou mapa atualizado das estradas vicinais de 2019, apontando a estrada recuperada com máquinas públicas como Travessão Iriri/Vale do XV. Contudo, a Câmara Municipal apresentou cópia da Lei nº 1300/2015 contendo a relação das estradas rurais municipais, na qual não consta a estrada recuperada.

Veja Mais

Família morre após carro cair em rio em zona rural

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 14h 30min


Governo do Estado anuncia mais recursos para habitação

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 13h 25min


Notas da Comunidade do X fracassam: 90% nunca são publicadas, diz estudo

Publicado em 21 de Julho de 2025 ás 11h 23min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025