Noticias
Imunocastração e castração convencional de bovinos
19 de Julho de 2023 as 12h 59min

Tema recorrente entre pecuaristas, a castração bovina deve ser tratada com seriedade e pragmatismo, seja por questões de manejo, bem-estar e sanidade dos animais, seja por critérios econômicos como ganho de peso, produtividade do rebanho e qualidade final da carcaça.
Apesar de cerca de 85% dos machos não serem castrados hoje no Brasil, principalmente por conta do abate antes da puberdade, muitas fazendas necessitam realizar o procedimento para garantir o bom desempenho do rebanho. No entanto, a escolha pela castração gera dúvidas, especialmente por intercorrências em processos invasivos, como perda de peso, hemorragia, infecções e até a morte.
Segundo o médico-veterinário Everton Carvalho, gerente técnico de Ruminantes da Zoetis, a castração em bovinos machos reduz as brigas por hierarquia dos grupos e, portanto, lesões e problemas de casco, além de evitar riscos de acidentes de trabalho na fazenda.
Os animais tornam-se mais calmos, facilitando assim o seu manejo. Outro fator relevante é que se obtém comprovadamente uma carne de melhor qualidade. “Para evitar problemas como hemorragia, bicheiras e infecções, e garantir o bem-estar dos animais, o ideal é realizar a castração imunológica, que não é invasiva, nem provoca reações adversas”, complementa o especialista.
A imunocastração com Bopriva produz anticorpos específicos contra GnRH, inibindo em último plano a função testicular nos machos e ovariana nas fêmeas, torna-se um recurso que, além de estar de acordo com as boas práticas de manejo, traz uma série de vantagens ao pecuarista.
“Com a evolução da pecuária, essa tecnologia traz somente os benefícios da castração, proporcionando bem-estar aos animais, evitando perdas de desempenho pós-castração comumente visto com métodos tradicionais e reduz o tempo necessário para que o animal atinja o grau de acabamento de carcaça ideal para o abate”, enfatiza Marcos de Bem, Gerente de Produto Linha Recria e Terminação da Zoetis.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Cejusc realiza em Sinop mutirão de audiências de conciliação
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 18h 41min
Sorriso-Confins: dois voos são cancelados por ‘questões técnicas’
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 43min
Profissionais da enfermagem cobram cumprimento do piso
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 15h 17min