Noticias
Incêndio no Pantanal supera o registrado no mesmo período de 2020
23 de Junho de 2024 as 07h 41min
Área quase 4x maior que o território de São Paulo já queimou no bioma neste ano – Foto: Divulgação
O número de focos de incêndios no Pantanal neste ano já supera o registrado no mesmo período de 2020, ano recorde de queimadas em todo o bioma. As queimadas nos seis primeiros meses de 2024 já são 8% maiores em comparação com 2020. Há meses, especialistas alertaram para uma temporada de fogo devastadora.
A comparação é feita entre os dias 1º de janeiro e 19 de junho de 2020 e de 2024, conforme os dados disponibilizados pelo Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No ano de 2020, até então o pior ano para o Pantanal, de acordo com especialistas, cerca de 26% do bioma foi consumido pelo fogo durante vários meses. Em 2020, pesquisadores identificaram que os incêndios no bioma afetaram pelo menos 65 milhões de animais vertebrados nativos e 4 bilhões de invertebrados. O levantamento foi feito com base nas densidades de espécies conhecidas.
As cicatrizes do fogo aparecem mais uma vez de forma mais intensa em 2024. Jacarés foram encontrados carbonizados e a vegetação outrora verde se tornou cinza, em Corumbá - capital do Pantanal. A fauna e a flora pantaneira correm risco mais uma vez, alertam os pesquisadores e ambientalistas.
O biólogo e diretor de comunicação da ONG SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, registrou de perto as marcas que o fogo tem deixado na temporada das chamas deste ano. O especialista conseguiu registrar um jacaré que não conseguiu fugir do fogo a tempo. O que restou foi a carcaça carbonizada do animal sobre a grama acinzentada.
Em 2020, as queimadas atingiram 4,5 milhões de hectares, em 21 municípios que compõem o Pantanal, conforme relatório técnico elaborado pelos setores de geoprocessamento dos Ministérios Públicos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
ALMT: CPI da Saúde avança sobre empresas suspeitas de sobrepreço
Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 05h 46min
MT registra pelo menos 16 mortes em acidentes nas rodovias em 4 dias
Publicado em 10 de Junho de 2026 ás 04h 45min
Relatório da ONU alerta para impacto ambiental crescente da inteligência artificial
Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 15h 42min
