Noticias
Indea-MT prorroga prazo de registro de marca a fogo
05 de Julho de 2023 as 09h 48min

O prazo para pecuaristas em Mato Grosso realizarem o registro de “marca de fogo” junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) foi prorrogado para até 30 de junho de 2024. De acordo com o órgão, o período para o registro encerraria na sexta (30).
A identificação permanente do rebanho com a marca de fogo tem como intuito auxiliar na rastreabilidade do rebanho e, consequentemente, a certificação sanitária do rebanho mato-grossense. Tal iniciativa garante ainda maior segurança aos criadores ao inibir ações de roubos e furtos de gado no estado, já que identifica a quem pertence os animais.
O Indea-MT pontua que para efetuar o registro o produtor deve levar a sua ferramenta “marca a fogo” em uma das 139 unidades do órgão existentes do estado, preencher e assinar o “Formulário para o Registro de Marca a Fogo”.
Segundo o Indea-MT, tais documentos estão localizados no site do órgão, no espaço ‘Sanidade Animal’, na aba Cadastramento Pecuário. O órgão alerta ainda que em caso de mais de uma marca, o produtor deve levar todas para registro e informar quais são utilizadas em cada exploração pecuária de sua propriedade.
Caso o pecuarista não utilize marcação a fogo em seu rebanho, o mesmo, explica o Indea-MT, deve informar e registrar a forma utilizada para identificar os bovinos e bubalinos. Nesse caso, o documento a ser preenchido e assinado é a “Declaração da Não Utilização da Marca a Fogo”. Após o registro da modalidade de identificação, ela sairá impressa na Guia de Trânsito Animal(GTA), o que facilitará a fiscalização dos animais em transporte.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Estudante de Sinop é selecionada para o Programa Jovem Senador
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 07h 10min
Empresária e artesã de Sinop profissionalizou hobby
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 06h 11min
Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min