Noticias
Indea constata que morte de abelhas foi causada por inseticida tóxico em Sinop
13 de Fevereiro de 2024 as 09h 54min
Milhares de abelhas morreram em uma propriedade de Sinop – Foto: Indea-MT
O resultado das amostras coletadas em dezembro de 2023 para entender o que provocou a morte de milhares de abelhas em uma propriedade de Sinop foi divulgado na última sexta (9).
De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), foi constatado que todos os insetos mortos apresentaram até quatro tipos de resíduos de agrotóxicos.
Além disso, foi informado que, em comum, as amostras apresentaram o princípio ativo fipronil, que é considerado extremamente tóxico às abelhas, por interferir no sistema nervoso central dos insetos, levando à paralisia e à morte.
O uso do fipronil é considerado irregular já que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu, como medida cautelar, a aplicação de agrotóxicos à base da substância, por meio de pulverização foliar em área total, ou seja, não dirigida ao solo ou às plantas.
A medida foi adotada para proteger os polinizadores até que o órgão conclua a reanálise do defensivo agrotóxico. A investigação envolveu propriedades de Porto dos Gaúchos, Gaúcha do Norte, Brasnorte, Sinop, Juara e Dom Aquino.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Mercado de bioinsumos no Brasil cresce 18%
Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 13h 07min
Novo composto químico pode ajudar a combater Alzheimer
Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 11h 05min
Janaina evita conflito e prioriza agenda no MDB
Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 09h 04min
