Noticias
Indea fiscaliza mais de 6 mil propriedades rurais
Houve aumento de 48% no volume de fiscalizações em comparação ao ano passado
23 de Outubro de 2021 as 08h 00min
Vazio sanitário visa a prevenção da ferrugem asiática da soja – Foto: Indea/MT
O Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea-MT) realizou 6.398 fiscalizações em propriedades, durante o vazio sanitário da soja. A ação alcançou 121 municípios do estado. Nesse período foram emitidas 166 notificações quanto à obrigatoriedade da destruição das plantas de soja e expedidos 74 autos de infração por descumprimento do vazio sanitário (período em que é proibida a presença de plantas vivas de soja nas lavouras).
O vazio sanitário da soja foi instituído em Mato Grosso no ano de 2006, como uma medida fitossanitária para a prevenção da ferrugem asiática da soja, cujo objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi na entressafra e, assim evitar a ocorrência da doença na safra.
A ferrugem asiática da soja é uma das principais doenças que acomete a cultura, causando desfolha precoce da planta, impedindo a completa formação dos grãos e a consequente queda de produtividade. O vazio sanitário da soja ocorreu de 15 de junho a 15 de setembro.
GESTÃO SANITÁRIA
Em 2021 houve aumento de 48% no volume de fiscalizações em comparação ao ano passado. Bem como, foi registrado crescimento de mais de 230% no número de autuações.
Além das inspeções, nesse ano, os servidores do Indea-MT realizaram coletas de folhas em áreas onde foram constatadas plantas vivas de soja durante o vazio. O material genético foi levado para diagnóstico fitossanitário no Laboratório de Sanidade Vegetal do Instituto e dos exemplares recolhidos, 54% estavam infectadas pela ferrugem asiática.
De acordo com o diretor técnico do Indea-MT, Renan Tomazele, a confirmação de ocorrência da doença reforça a importância de os produtores cumprirem as medidas fitossanitárias estabelecidas. “Trabalhamos visando a prevenção da doença e a manutenção sustentável da cultura da soja no Estado, mas contamos com os produtores para que a ação seja concluída com sucesso”, ressalta.
PRODUÇÃO
A soja, principal commodity do país, chegou à produção de 121,8 milhões de toneladas, aumento de 6,5% frente à safra anterior e gerou um valor bruto de R$ 169,1 bilhões. Isso representa um crescimento de 35% em relação ao valor obtido em 2019.
A oleaginosa passou a responder por 57,2% do valor da produção total dos grãos. Em 2020, o grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas alcançou o segundo recorde consecutivo em quantidade produzida.
Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. A oleaginosa ocupa uma área de quase 10 milhões de hectares no estado, distribuídos em mais de onze mil unidades de produção.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT institui política de segurança e prevê detectores de metais em escolas
Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 12h 46min
Colíder conclui adaptação para o novo CNPJ alfanumérico
Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 11h 42min
Carnes de aves: exportações crescem em valor, volume e preço até junho/26
Publicado em 26 de Junho de 2026 ás 10h 40min
