Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

Influencer de Mentira

12 de Agosto de 2022 as 16h 58min

A nova comédia autoirônica de Quinn Shephard começa com um inusitado aviso de conteúdo: "Atenção: Conteúdo com luzes intermitentes, temas de trauma e uma protagonista feminina desagradável.

Aconselha-se discrição". Não poderia haver apresentação mais precisa. Pautando questões de privilégio, saúde mental e a solidão da hiperconectividade, Influencer de Mentira não perde o humor em um conto perturbadoramente familiar do tempo presente.

Parodiando o ritmo frenético dos feeds, timelines e notificações das redes sociais, o longa acompanha a história da patética ascensão e queda de Danni Senders (Zoey Deutch), uma jovem aspirante a escritora insatisfeita com sua insignificância pessoal e profissional.

Sem filtro ou qualquer noção da realidade, Danni lamenta ter perdido a experiência coletiva do 11 de Setembro por estar, à época, em um cruzeiro com seus pais, inspirando aversão no público logo de cara. Fracassada em suas tentativas de chamar atenção de seus colegas de trabalho e de seu crush influencer inatingível, Colin (Dylan O’Brien), a protagonista se convence de que conquistar seguidores nas redes sociais é a solução para todos os seus problemas.

Ela então turbina seu perfil com uma sequência de fotos editadas de si mesma aproveitando toda a ostentação de um retiro para escritores em Paris.

Tudo parecia estar indo conforme o plano, até que em uma manhã Danni é bombardeada por mensagens e ligações preocupadas de seus pais: notícias circulam pelo mundo dando conta de um atentado terrorista no Arco do Triunfo, minutos depois de uma postagem de Danni com uma foto no monumento.

Admitir a farsa ou aproveitar as circunstâncias para catapultar os números de suas redes? Obcecada por consolidar seu status de influencer, ela opta pela segunda alternativa, promovendo sua imagem em cima de uma experiência de sobrevivência inventada.

Por vezes apressada na resolução dos arcos da narrativa, a sátira faz uma denúncia um pouco vazia, mas sagaz, de uma cultura de exploração do trauma.

Apesar dos lugares comuns que atravessam a visão de Shephard no que diz respeito às contradições de nossa época, o que há talvez de mais refrescante na produção é a promessa anunciada pela própria protagonista no início da trama: não há arco de redenção para Danni.

De fato, se o espectador é quase seduzido por um princípio de sensibilidade que parece ser aos poucos cultivado pela personagem de Deutch, rapidamente ela nos traz de volta a antipatia inicial com novas evidências de suas ambições e convicções absurdas.

Com um excelente trabalho de Mia Isaac e de Zoey Deutch - que também assina a produção do longa - e boas sacadas próprias a um legítimo produto de sua época, Influencer de Mentira distingue-se de alguns de seus semelhantes do subgênero dos "filmes de redes sociais" por sua leveza ácida e acerta ao deixar em aberto debates fundamentais de um pessimismo agridoce para as atuais gerações.

Veja Mais

Pivô de alta performance para irrigação será apresentado pela primeira vez na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 07h 26min


Animais fora da pista é preocupação constante da Via Brasil BR-163

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 06h 30min


Corretor, filha e neto mortos em acidente são sepultados em Sinop

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 17h 33min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024