Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

Ingredientes para o Flamengo: vantagem rara e bom retrospecto do goleiro

Essa é só a 4ª vez que o time conseguiu uma vantagem de dois ou mais gols no mata-mata

29 de Setembro de 2021 as 09h 00min

Diego Alves defende pênalti na disputa contra o Emelec — Foto: André Durão

Muitos torcedores do Flamengo não ficaram totalmente satisfeitos com o desempenho do time no 2 a 0 contra o Barcelona, no Maracanã, mas esta é apenas a quarta vez na história que o clube conseguiu construir uma vantagem de dois ou mais gols na história do mata-mata da Libertadores.

Nas outras três vezes, o Flamengo se classificou em duas ocasiões, contra o Minervén (VEN), em 1993, e contra o Internacional, em 2019. O único fracasso foi contra o América do México, em 2008.

Em 2019, Bruno Henrique foi o responsável pelos dois gols na vitória sobre o Inter, no Maracanã. Contra o Barcelona, na última quarta, o atacante também foi o responsável pelos dois gols na vitória por 2 a 0.

Esta é a 17ª participação do Flamengo na Libertadores. Antes dos anos 90, a forma de disputa era diferente da atual, sem duelos eliminatórios de ida e volta. As semifinais, por exemplo, eram em grupos com três clubes e o primeiro colocado ia para a final.

BOM RETROSPECTO
Para se classificar para a final, o time pode perder por um gol de diferença ou dois, desde que marque ao menos um. Desde a edição 2018 até hoje, o goleiro Diego Alves disputou 16 partidas de fase mata-mata da Libertadores pelo Flamengo, e em apenas duas ele levou mais de um gol.

Foi no jogo das oitavas de final de 2018, a derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, no Maracanã (com gol de Arrascaeta para os mineiros), e na derrota por 2 a 0 para o Emelec, no Equador, nas oitavas da edição 2019, em que a equipe terminou campeã. Flamengo e Barcelona se enfrentam nesta quarta (29), às 20h30, no Estádio Monumental, em Guayaquil.

HISTÓRIAS DO EQUADOR
Na fase de grupos da Libertadores 2020, o Flamengo foi ao Equador para disputar dois jogos em sequência, contra Independiente del Valle, em Quito, e Barcelona, em Guayaquil. Retornou ao Brasil com uma goleada por 5 a 0 contra o Del Valle e com um surto de Covid em que 19 jogadores testaram positivo. A única boa notícia foi a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, adversário de hoje.

Em uma péssima atuação, o Flamengo sofreu sua pior derrota na história da Libertadores. O del Valle fez 5 a 0 e desencadeou uma crise, com muitas cobranças sobre o técnico Domènec Torrent, e movimentações políticas nos bastidores para questionar as decisões da alta cúpula do futebol.

De Quito, a delegação foi direto para Guayaquil, no nível do mar. O vice de futebol Marcos Braz deu uma entrevista coletiva e disse que não estava nos planos a demissão do técnico. Mas o clima era o pior possível. Além de todo bastidor político, havia dificuldade de compreensão e convicção dos jogadores sobre as ideias de Dome. Os relatos de que falta clareza no comando dos treinamentos eram recorrentes.

Após o 5 a 0 em Quito, Gabigol fez exame, que apontou uma lesão na coxa direita e ele não pôde enfrentar o Barcelona na rodada seguinte. Mas o cenário ainda ficaria muito pior. Antes do jogo em Guayaquil, Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego, Bruno Henrique, Michael e Vitinho testaram positivo para Covid. Foram levados em um avião especial de volta ao Rio de Janeiro.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024