Noticias
Iniciados atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM em Sinop
05 de Novembro de 2025 as 05h 44min
Atendimento de hoje até sábado – Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Sinop iniciou nesta semana os atendimentos de cirurgia vascular no novo prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM). O serviço, específico para pacientes com problemas relacionados às varizes, é inédito na rede pública municipal de Sinop e permitirá que pacientes realizem consultas, exames e procedimentos sem a necessidade de encaminhamento para outros municípios.
O secretário de Saúde de Sinop, Érico Stevan Gonçalves, destacou a importância dos atendimentos e afirmou que a iniciativa é resultado de um trabalho voltado à humanização e ampliação dos atendimentos de média complexidade.
“Essa é mais uma grande conquista para o município de Sinop. Foi um pedido para que garantíssemos a humanização no atendimento, garantindo que as pessoas que antes saíam com encaminhamento para fora do município fossem atendidas aqui”, afirmou.
De acordo com o secretário, o atendimento com o cirurgião vascular acontecerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, de quarta a sábado. “Estamos com um cirurgião vascular que vai atender nesses dias e essa é uma grande novidade dentro do nosso Centro de Especialidades Médicas, que foi inaugurado há pouco tempo e já conta com várias outras especialidades em funcionamento”, ressaltou Érico Stevan.
Ele explicou ainda que o serviço oferece um tratamento completo para os pacientes. “Temos hoje cerca de 180 pessoas na fila de espera. O paciente passará por consulta, depois pelos exames necessários e, em seguida, pela cirurgia ou tratamento por aplicação, no caso das varizes. É um processo completo que dará mais agilidade e qualidade no atendimento”, destacou.
A diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde, Emanuelle Teixeira, explicou que o início dos atendimentos em cirurgia vascular amplia o número de especialidades médicas disponíveis no município. “A partir desta semana, abrimos mais um leque de especialistas que a gestão conseguiu trazer para o CEM. O objetivo é garantir que os pacientes sejam atendidos aqui, sem precisar se deslocar para outros municípios”, afirmou.
Segundo a diretora, o Centro já conta com profissionais concursados em diversas áreas. No local, são oferecidos serviços de urologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, pediatria e ortopedia.
“O CEM conta também com atendimentos realizados por médicos que executam pequenos procedimentos, além de nutricionistas e psicólogos. Também temos médicos de outras cidades que atendem em psiquiatria, dermatologia, endocrinologia e cardiologia. Lembrando que, para ter acesso a essas consultas, os pacientes precisam estar agendados pela Central Municipal de Regulação”, completou.
O novo CEM foi inaugurado em setembro desse ano com o objetivo de concentrar em um único espaço os atendimentos de média complexidade e fortalecer a integração entre as especialidades médicas e multiprofissionais.
Para ter acesso aos atendimentos com especialistas no CEM, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência no bairro onde moram. As equipes das UBSs realizam a triagem, avaliam a necessidade de encaminhamento e inserem o paciente na Central Municipal de Regulação, responsável por agendar as consultas e procedimentos no Centro de Especialidades Médicas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
O que significa “visitante interestelar”? Entenda o termo usado com o 3I/Atlas
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 17h 32min
Flávia defende o filho acusado de ameaçar vereador: “contra-ataque”
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 16h 32min
Sinop: Administração articula recursos na AL para melhorias no esporte
Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 15h 31min
