Noticias
Inpasa prevê inicio de operação para o primeiro semestre de 2027
21 de Maio de 2026 as 05h 31min
Escolha para receber nova unidade teve influência da posição estratégica do município – Foto: Divulgação
A Inpasa deve colocar em operação, ainda no primeiro semestre de 2027, a unidade de etanol de milho que está sendo construída em Rondonópolis. A informação foi repassada pelo vice-presidente da companhia, Flávio Gonçalves.
Segundo ele, a previsão da empresa é concluir a primeira linha de produção no início do próximo ano, enquanto a segunda etapa deve ser finalizada em abril. A expectativa é que a operação da planta esteja consolidada em maio de 2027.
O vice-presidente destacou que as obras seguem dentro do cronograma estabelecido e que a empresa vem conseguindo superar todas as etapas burocráticas previstas para o empreendimento, principalmente na área ambiental.
O executivo ressaltou que a escolha de Rondonópolis para receber a nova unidade teve forte influência da posição estratégica do município. Ele classificou a cidade como um dos principais hubs logísticos do país, tanto pela localização no entroncamento das BRs-163 e 364 quanto pela presença do maior terminal ferroviário da América Latina.
Além disso, Gonçalves afirmou que o apoio do poder público, tanto na esfera estadual quanto municipal, também foi importante para viabilizar a instalação da indústria no município. O executivo também negou que o fim das tratativas iniciais envolvendo uma possível parceria com a Amaggi tenha provocado desgaste entre os grupos empresariais.
Segundo ele, houve apenas uma divulgação antecipada de uma negociação que ainda estava em fase de análise entre as partes. “No final, cada grupo escolheu um caminho que entendeu ser o melhor para os seus negócios, mas não houve racha. As relações comerciais continuam boas”, afirmou.
INVESTIMENTO HISTÓRICO
Conforme dados divulgados pela Prefeitura de Rondonópolis, a nova planta da Inpasa representa o maior investimento privado da história do município, com aporte estimado em R$ 2,77 bilhões.
O empreendimento será a 10ª unidade da companhia no Brasil e a terceira em Mato Grosso, ampliando ainda mais a presença da empresa no estado. Considerada uma das maiores biorrefinarias de etanol de grãos da América Latina, a Inpasa é reconhecida pela atuação voltada à inovação, eficiência produtiva e sustentabilidade.
Durante a fase de construção, a expectativa é de geração de aproximadamente 2,5 mil empregos diretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local. Após o início das operações, a planta deverá manter cerca de 400 empregos permanentes.
A unidade terá capacidade anual para processar 2 milhões de toneladas de grãos. A projeção de produção inclui 1 bilhão de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS — utilizado na nutrição animal —, além de 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de energia elétrica.
SOBRE
A empresa, que iniciou suas operações no Paraguai antes de se consolidar no Brasil, é hoje a maior produtora de etanol de milho da América Latina. Sob a liderança de José Lopes, transformou a lógica de aproveitamento do milho safrinha ao convertê-lo em etanol e coprodutos como o DDG (Distillers Dried Grains, ou farelo de destilaria) e óleo de milho, agregando valor à cadeia e ampliando a rentabilidade para o produtor.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Relatório da ONU alerta para impacto ambiental crescente da inteligência artificial
Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 15h 42min
Titan lança pneu inédito para eixo dianteiro de colheitadeiras Cotton
Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 14h 41min
Preço do suíno vivo segue pressionado pela oferta elevada e preocupa produtores
Publicado em 09 de Junho de 2026 ás 13h 37min
